Para se ter uma loja física lucrativa na sua cidade, não precisará ser um Mestre em Gestão. Terá sim que ser um bom Comerciante: saber comprar, vender, prestar um bom serviço, cuidar bem de sua carteira de clientes, divulgar bem o seu negócio etc.
Ora, mas para ter sucesso na internet terei que ter as mesmas habilidades, certo?
ERRADO! Desculpe, mas só estas habilidades NÃO serão suficientes. Digamos que na internet, isto será o mínimo necessário para dar os primeiros passos. No universo online o Nível de Gestão exigido será muito maior, pois o seu contato com números estatísticos, análises de desempenho e indicadores será algo que somente as grandes empresas estão acostumadas a monitorar, entender e decidir sobre.
Para simplificar a análise de “Negócios na Internet”, vamos fazer um rápido comparativo entre Loja Física e Loja Online:
Pontos de Sucesso em uma Loja Física
- Produto: Mix de produtos adequado ao mercado proposto
- Preço: Percepção de preço de seus clientes compatível com o valor proposto pelo Loja
- Promoção: Técnicas de merchandising, branding, publicidade, promoções etc.
- Ponto de Venda: Shoppings e Galerias, centro da cidade, ruas de alto fluxo etc.
Ou seja, nossos velhos amigos estudados nos 4P´s do Marketing.
Ok, porém se analisarmos o grande universo das PME´s lucrativas no Brasil veremos que nem sempre todos os pontos acima são bem atendidos por uma Loja. Temos por exemplo, casos onde o ponto comercial é muito bom, mas os outros itens nem tanto, ou lojas que apesar do ponto ruim, a equação produto-preço é perfeita, mas de qualquer forma bons negócios sempre conhecerão um “certo grau” de Sucesso. Pode até ser que não se tornem uma grande rede de lojas, seja por ineficiência na gestão, por problemas com processos internos, ou pela míope gestão dos funcionários, mas verás que muitas das lojas que são lucrativas e referências locais de um “bom negócio”, atendem apenas parte dos itens acima e mesmo assim, obtêm lucro.
Mas lamento dizer: na internet, as coisas mudam.
Pontos de Sucesso em uma Loja Online
Além dos famosos e essenciais 4P´s, e até de outros “P´s” criados pelo mercado digital, vejo que temos um item que se destaca dentre todos os demais: A CAPACIDADE DE GERIR INDICADORES.
Este é o ponto! Gerir um negócio na internet vai além de uma boa experiência no mundo físico dos negócios ou de ter um ou outro item de sucesso bem atendido. O estudo de cenários e análises mais profundas do comportamento do consumidor através de pesquisas, análises estatísticas e a correta compreensão dos indicadores são parte da rotina do gestor de um negócio na internet. Muitas das vezes, entender o modelo de negócio a ponto de simplificá-lo, pode ser o grande diferencial.
Por exemplo
Em uma boa Loja Física de Brinquedos, além de vários pontos relevantes nos 4P´s, como a fácil localização para venda de oportunidade, destaco a importância de se pensar no fluxo de crianças dentro loja, nos brinquedos disponíveis à sua altura, nos espaços interativos, nas cores e disposição dos produtos etc. (Merchandising); Enfim, o ambiente será muito importante na equação de sucesso do negócio. Claro que políticas de relacionamento ajudarão, mas a equação localização-ambiente terá forte peso.
No entanto, em uma Loja Online de Brinquedos é preciso ter claro que entender as dificuldades dos adultos ao escolherem o presente ideal e como encontrá-los na internet serão pontos-chave na captação e fidelização deste cliente. Você pode até montar uma Loja Online colorida, alegre e com jogos grátis para fidelizar os pequenos, mas saber “como pensa” o seu potencial cliente e pode ser melhor atendido na internet no momento de compra de um brinquedo, certamente fará toda a diferença.
Ou seja, o ambiente “Internet” é amplo demais, tanto nas possibilidades de venda quanto na exigência de conhecimentos de gestão. Se você está por investir na internet e ainda tem dúvidas ou não está habituado a um modelo de gestão mais profissional, estude mais sobre indicadores para a web, leia muito, consulte especialistas em diferentes áreas. Não fique na mão de uma ou outra empresa, procure mais que conhecimento sobre gestão e se cerque de bons profissionais para que seu negócio seja bem sucedido.