Sucesso no varejo? Invista na equipe, dizem diretores de Magazine Luiza, C&A e Natura

29 de agosto de 2013

Desenvolver a relação com os funcionários é essencial para aumentar a produtividade das empresas, defendem executivos de grandes marcas durante Fórum de Varejo

Líder precisa dar motivação e suporte, afirma Marcelo Silva, do Magazine Luiza (Foto: Shutterstock)

No varejo, o que realmente traz resultados é apostar na qualificação e no bem-estar dos funcionários. Essa é o recado dado por diretores da C&A, da Natura e do Magazine Luiza, que participaram de painel no 16º Fórum de Varejo da América Latina, realizado entre os dias 27/8 e 28/8, em São Paulo.

“Cuidar de pessoas é o caminho para o varejo de alto desempenho”, afirmou Denise Asnis, diretora de liderança e gestão de pessoas da Natura Cosméticos. Afinal, como destacou Elio França, diretor de operação da C&A, a produtividade depende, sobretudo, do nível de esforço e bem-estar dos funcionários. “Pessoas mais felizes são mais produtivas”, disse França durante o evento, que é promovido pela consultoria GS&MD – Gouvêa de Souza.

Segundo Marcelo Silva, diretor-superintendente da rede Magazine Luiza, nem vale a pena dar início a processos sem selecionar, antes, as pessoas certas para o trabalho. “Sempre vale a pena apostar nelas. Esse é que vai ser o maior diferencial da empresa”, disse o executivo. “Os colaboradores precisam ser a nossa maior vantagem competitiva.”

Silva apontou quatro dicas que utiliza no trabalho, desenvolvido entre os mais de 23 mil colaboradores da Magazine Luiza. Confira abaixo.

1. Ofereça o exemplo, a motivação e o suporte. “O líder precisa chegar aos funcionários e perguntar: ‘Estou aqui para te ajudar, do que você está precisando?’. E tem que trabalhar duro em tempos difíceis para poder cobrar que seus funcionários trabalhem duro sempre. Ele precisa inspirar e dar a motivação – enquanto o gerente monitora e supervisiona os processos.”

2. Seja franco. “É fundamental ter consistência e ser genuíno nas ações e no comando. Propor um discurso que não bate com a prática não funciona. É sempre melhor optar pelo não verdadeiro do que pelo sim conveniente. Não dá para fazer o projeto? Diga que não dá. Avise antes que aquilo não poderá ser realizado, em vez de deixar o funcionário com grandes expectativas – e decepções.”

3. Comunique-se bem. “Tenho certeza de que mais de 90% dos problemas de uma empresa são de comunicação. Quando nos tornamos gerentes ou diretores, isso fica até mais difícil. Cada nível que você sobe na organização equivale a colocar uma lâmina de aço entre você e os funcionários. Busque quebrar essa lâmina. Aproxime-se das pessoas para conversar sobre coisas que vão além de cobranças e prazos. Se você falar apenas de trabalho, eles irão se afastar de você – e o ideal é sempre mantê-los próximos e confiantes.”

4. Tenha humildade. “Arrogância é o primeiro passo para o declínio de uma empresa, já que o arrogante não quer ouvir, não dá o crédito de uma ideia e não aceita quando está errado. Se você for líder na região em que atua, não ache que não precisa de mais nada. Você não vai ser o dono do pedaço para sempre. A concorrência vai chegar. Ela sempre chega. E vai te ultrapassar.”