As vendas de smartphones no país subiram 110% no segundo trimestre ante o mesmo período do ano passado, para 8,3 milhões de unidades, segundo levantamento da IDC Brasil divulgado nesta quarta-feira (28).
Esta é a primeira vez que a venda de smartphones supera a venda de celulares tradicionais, informou a empresa. A venda de celulares convencionais teve uma retração de 35% no período.
De abril a junho foram vendidos aproximadamente 15 milhões de celulares no país, sendo que desse total 54% foram smartphones, contra 46% de feature phones (telefones celulares tradicionais).
De acordo com relatório da IDC Brasil, o mercado total de celulares cresceu 3% no período, na comparação anual.
Em comunicado, Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, afirmou que os números mostram que a migração de telefones tradicionais para smartphones ocorre de forma acelerada e que a forte demanda no Dia das Mães deixou vários fabricantes sem estoque.
O executivo também apontou o início da desoneração fiscal para os produtores locais de smartphones como um fator importante, por diminuir os preços.
Segundo a IDC, o preço médio dos smarphones, que estava em torno de US$ 316 no primeiro trimestre, caiu para US$ 240 no segundo.
Fonte: Reuters