Conselhos de coachings para passar uma boa imagem de si mesma em um evento de negócios ou entrevista de emprego
1. Adeque o vestuário
Antes de escolher o que vai vestir, reflita sobre o que a situação pede. Se vai ministrar uma palestra, procure uma roupa discreta, para que o visual não chame mais atenção do que aquilo que você vai dizer . Se vai a uma entrevista de emprego, é claro que uma saia curta não é a melhor opção. “Tudo depende do cargo que está pleiteando, da cultura da empresa, se é uma situação mais formal ou informal”, diz a especialista em gestão de pessoas Maria Tereza Gomes. Vista-se bem, de acordo com sua personalidade, mas respeitando a cultura da empresa.
2. Seja discreto na maquiagem e acessórios
Na maioria das vezes, a pessoa vai acertar sepermanecer na linha do equilíbrio , ou seja, nem maquiagem demais, nem de menos. Procure um visual bonito e discreto, sem carregar em sombra e brilho. O mesmo vale para os acessórios muito chamativos, como brincos grandes e pulseiras barulhentas, que devem ser evitados. Um cuidado especial precisa ser dado às unhas e ao cabelo, que deve estar sempre bem penteado e escovado. Também não exagere no perfume. “As pessoas não podem ficar impactadas pelo seu cabelo ou pela sombra colorida. Aposte num visual discreto”, diz Maria Tereza.
3. Ajuste-se ao outro
É preciso ser um espelho do outro para se aproximar mais facilmente dele. Por isso, ajuste sua postura com a do seu interlocutor . Se ele é mais discreto, seja também. Se faz muitos gestos, gesticule mais. O mesmo vale para o tom de voz. “As pessoas se reconhecem umas nas outras. Quanto mais você se parecer com o outro, mais terá a possibilidade de trocar informações”, indica José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.
4. O corpo fala
A linguagem corporal é superimportante para causar uma boa primeira impressão, pois nosso corpo e nossos gestos passam uma série de mensagens subliminares que a pessoa capta, sem nem perceber. Por isso, nada de sentar-se muito relaxada, com as costas curvadas ou em cima das pernas . Procure manter-se com uma postura ereta, mas sem ser muito rígida, como um robô.
5. Estabeleça contato visual
Segundo o psicoterapeuta e especialista em gestão de pessoas José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching, 55% da comunicação é não-verbal. Isso significa que o corpo fala por si só. “O maior poder do não-verbal está no olhar. Os olhos refletem o seu estado interno. Olhar nos olhos demonstra estado de equilíbrio ”, diz ele.
6. Faça o diálogo fluir
O ritmo da conversa também é importante para fazer o diálogo fluir bem. Perceba a velocidade que o seu interlocutor usa para formular as frases e procure seguir o mesmo ritmo . Observe também se ele é do tipo que gosta de mais detalhes ou se prefere a objetividade, e vá conduzindo a conversa pelo caminho do seu ouvinte. “Evite falar demais ou não falar nada. Tente balancear. Também não monopolize a conversa, falando sem parar o tempo todo”, indica a professora Maria Tereza.
7. Nada de decoreba
Se tiver uma apresentação de negócios ou mesmo uma entrevista de emprego, nada de ficar decorando frases. Procure conhecer antecipadamente o assunto e demonstrar conhecimento sobre o que diz . “Também é preciso sentir as palavras. Quando a gente sente o que fala, vive aquele assunto, fica conectado naquilo que está falando. Isso demonstra firmeza e passa uma sensação de autenticidade para quem está ouvindo”, aconselha Marques.
8. Seja um bom ouvinte
Isso sempre causa uma impressão fantástica. Demonstre interesse pelo o que o outro fala, dando a maior atenção possível . O coaching José Roberto Marques indica até uma técnica para isso: usar a recapitulização. Ou seja, você resume o que o outro disse e expande o diálogo, acrescentando a sua colocação e mencionando o que você acredita sobre aquele assunto.
9. Perceba a receptividade
Antes de sair por aí falando sobre si ou tentanto vender alguma coisa, perceba se o outro está disponível para ouvir você. Se está em um coquetel após um workshop, por exemplo, e quer se apresentar para um possível cliente, observe se a pessoa está receptiva . “Tudo tem a hora certa, o momento certo de vender, de trocar cartão, de agendar uma reunião. Não dá para chegar querendo mostrar o portfólio”, aconselha Maria Tereza.
10. Sorriso e gentileza ganham pontos
Procure ser gentil e sorrir de vez em quando para demonstrar simpatia . Fique atento também ao trato com as pessoas ao seu redor. Se está aguardando na recepção de uma empresa, cumprimente a recepcionista, mostre educação e gentileza com a copeira que vem lhe trazer um cafezinho.
11. Nada e ressentimentos
Seja em uma entrevista de emprego ou em uma apresentação para o cliente, jamais fale mal do antigo chefe ou da concorrência . Fale sempre das coisas boas que aprendeu na empresa anterior ou dos pontos fortes do produto ou serviço que está representando. Isso demonstra uma postura ética e profissional.
12. Outras dicas preciosas
• Chegue no horário. A pontualidade demonstra consideração por aquele evento ou reunião.
• Cumprimente com um aperto de mão firme , montrando equilíbrio e confiança.
• Chame as pessoas pelo nome . Assim, elas se sentirão importantes para você.
• Cuidado com o vocabulário. Dependendo do ambiente, evite gírias ou palavras rebuscadas demais.
• Não se disperse. Procure manter sempre o foco da conversa.
• Cuidado com o tom de voz : muito alto pode cansar quem está ouvindo, muito baixo pode dispersar a atenção do ouvinte.
• Policie-se para evitar tiques e palavras repetitivas como ‘hã’, ‘né’,’ tá’.
Por Alessandra Oggioni, especial para o iG São Paulo