Quanto vale seu trabalho? Aprenda a determinar o seu salário

2 de setembro de 2013

Veja dicas do que considerar no momento de negociar e estabelecer a sua pretensão salarial

midia-indoor-wap-dinheiro-homem-conta-dinheiro-grana-salario-gastos-pagamento-1332883905629_956x500

A pretensão salarial é a quantia de dinheiro que você quer receber em troca da sua prestação de serviços, porém não é tão simples assim. Para definir o quanto pedir é necessário levar em consideração algumas variáveis, visto que o salário deverá ser preestabelecido logo no início do processo de seleção, e deverá considerar também os benefícios e planos de carreira.

Segundo a Equipe de Pesquisa Salarial da Catho Online, algumas empresas apresentam plano de cargo e salário já definidos, sendo assim não existirá uma pretensão salarial delimitada pelo candidato. Outras negociam com o candidato a pretensão salarial, chegando juntos a um valor que contemple os interesses de ambas as partes.

Como eu faço para calcular o quanto quero ganhar?

Normalmente os empregadores verificam o mercado considerando a região geográfica e a tabela de salário do cargo em questão, as habilidades e experiências exigidas também são computadas para definir a remuneração, com base no salário mínimo vigente.

Pesquise a média salarial do cargo a ser pleiteado, essa referência é primordial para que você não cometa o erro de definir um valor muito alto ou mesmo muito baixo. Lembre-se que, ao passar dos anos o funcionário agrega valor a sua função e consequentemente o salário aumenta, portanto não se baseie em salários de amigos e conhecidos.

Antes da entrevista entre em contato com o consultor dos Recursos Humanos da empresa – setor responsável pelo gerenciamento das vagas – para esclarecer suas dúvidas quanto às requisições de um cargo. Considere o seguinte critério:

• Cargos Administrativos e Operacionais: verifique a tabela de salário que contemple a sua região, visto que a oferta de mão de obra é grande e facilmente encontrada.
  • Cargos Técnicos ou Especializados: são profissionais com maior soma de habilidades específicas, nem sempre apresentam boa oferta de mão de obra local, tornando sua contratação mais “cara” para as empresas.
  • Cargos Executivos e da Área comercial: Analisar os salários de forma global, considerando que são profissionais contratados por uma empresa e muitas vezes prestam serviços às filiais mundiais.

Faça um mapeamento das qualificações exigidas para o cargo – a fim de estabelecer uma relação com a sua trajetória profissional – e verifique o “peso” do seu currículo para o cargo.

Coloque sua pretensão no currículo apenas se for solicitado, pois poderá restringir as suas oportunidades.

Observe a importância de receber um valor superior ao último emprego como representação da sua evolução profissional, todos esses fatores devem ser estabelecidos, pois servirão de justificativas e articulação com o entrevistador.

Os brasileiros ainda não estão habituados em falar sobre pretensão salarial com os recrutadores, preferem propostas prontas. Porém, em diversos países é comum e positivo, pois ajuda ao empregador focar nos candidatos com o perfil necessário e ao candidato escolher o que lhe interessa. Portanto, tenha isso mente na hora da entrevista de emprego.

Yahoo! Contributor Network

Imagem: economia.uol.com.br