Levantamento do professor de Varejo da Fundação Getúlio Vargas Daniel Plá aponta que o comércio de todo o Brasil perdeu R$ 15 bilhões desde o início dos protestos no País, em junho. Esse valor corresponde ao que não foi vendido no período. A diminuição na movimentação também reduz a arrecadação de impostos: cerca de R$ 4,5 bilhões em tributos federais, estaduais e municipais deixaram de ser recolhidos, segundo o estudo.
Os dados dizem respeito às compras por impulso, sob emoção. “É a compra não planejada, que afeta principalmente bares e restaurantes. A compra planejada, de uma geladeira ou de uma televisão, não entra nesse cálculo, porque pode ser feita em outro momento”, explica Plá.
As empresas brasileiras também gastaram cerca de R$ 70 milhões em segurança adicional – o que inclui contratação de pessoal e compra de tapumes para proteção. A estimativa é de que 30 mil empresas compraram compensados de madeira.
Plá também destaca que, além dos atos concretos de vandalismo, o temor de manifestações também foi responsável por prejuízos. “As perdas não foram só pelas depredações e passeatas. Houve também alarmes falsos, quando o comércio fechou mais cedo por boato de passeatas. Isso aconteceu em Belém, Fortaleza e Brasília, por exemplo”, afirmou o pesquisador.
Fonte: O Estado de S.Paulo