Mulheres aumentam sua participação como chefes de família, aponta estudo

4 de setembro de 2013

rbrb_2464Atualmente, 45 milhões de mulheres são chefes de família nos lares norte-americanos, de acordo com dados do U.S Cencus. Esse número representa o dobro do registrado em 1980, o que mostra que além de cabeças do lar, elas estão se tornando cada vez mais as principais mantenedoras dos gastos familiares nesse país.

Os resultados também mostram que menos da metade dos chefes de família são casais e apenas um em cada cinco domicílios são compostos por casais com filhos.

O estudo ainda destaca que, mesmo em famílias com casais, em pouco mais de um terço delas (37%), a mãe é a única ou principal assalariada.

No Brasil, entre 2001 e 2009, o número de mulheres que estão dentro dessa mesma realidade cresceu de 27% para 35%, segundo dados do PNAD. Ao todo, essa porcentagem representa 22 milhões de mulheres chefes de família no país.

Para Natália Fontoura, coordenadora de igualdade de gênero do Ipea, ainda não há muito o que se comemorar, visto que mesmo com mais anos de estudo, elas não têm empregos melhores, sofrem desigualdades no mercado de trabalho, e seus rendimentos são sempre menores do que os do gênero oposto, ainda que desempenhem as mesmas funções.

Entretanto, em 2012 as mulheres estão a caminho de uma conquista importante nesse âmbito, após a aprovação pelo Senado brasileiro da nova Lei que prevê a igualdade salarial entre os gêneros e multa para as empresas que desobedecerem ao estabelecido.

 

Fontes: WhyMomsRule

 

Postado por sophiamind