Começando o primeiro dia de trabalho com o pé direito

6 de setembro de 2013

materia-3Muita expectativa e vontade de acertar rondam o primeiro dia de trabalho. O ambiente, pessoas e uma vida nova pedem que comecemos com o pé direito. Alguns problemas de comunicação, postura e maturidade por parte das empresas para receberem esse novo integrante pode atrapalhar o processo e dificultá-lo. Por essas e outras razões, fique atento aos sinais, antecipe os conflitos e haja com pró-atividade.
Como a comunicação é um item importante no andamento do trabalho e do relacionamento tanto com colegas como com líderes, o profissional deve sempre procurar ficar atento e ampliar seu nível de conhecimento geral para facilitar sua integração dentro da empresa.

O mundo moderno pede que nos adaptemos a lugares e situações o quanto antes, e dentro das empresas não é diferente. O mais importante para o primeiro dia são os momentos que o antecedem. Você vai passar por uma integração? Vai começar no seu setor ou terá uma reunião para conhecer sua função? Vai começar pelo RH? Enfim, qual é o caminho que você vai percorrer? Tudo isso requer planejamento. Conhecer o ambiente e evitar algumas surpresas que possam fazer com que você se sinta deslocado ou com aquela sensação de que não era nada daquilo que imaginou.

Confira mais algumas dicas para seu primeiro dia de trabalho:

• Ouça mais no primeiro dia. Não queira mostrar serviço desesperadamente, pois isso pode causar má impressão;
  • Capacidade de resistir e saber lidar com as adversidades;
  • Desenvolva competências como: organização, foco, concentração, flexibilidade, pró-atividade, capacidade de aprendizado e auto-desenvolvimento;
  • Acelere o processo de aprendizagem, quanto mais rápido melhor;
  • Identifique com clareza seus aspectos positivos e desenvolvimento;
  • Integre-se mais, melhore seu relacionamento com o pessoal;
  • Não perca tempo com coisas desnecessárias. Administrar seu tempo é uma tarefa difícil, mas tente;
  • Descubra suas deficiências. Tenha maturidade para parar os processos quando necessário;
  •  Entenda as expectativas dos dois lados: suas e da empresa;
  • Navegue pela empresa. Conheça os processos e setores que o cercam;
  • Seja espontâneo;
  • Comunique-se. Um erro enorme nesse processo dos dois lados é imaginar que o outro entendeu. O que é óbvio para um nem sempre é para o outro;
  • Esteja alinhado sempre com aquilo que você faz e o ambiente em que se encontra.

Empregos.com.br