Os brasileiros deverão gastar R$ 55,13 bilhões em produtos de beleza e higiene neste ano, uma alta de 11% em relação a 2012, segundo pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligência, nesta segunda-feira (9).
O levantamento mostra que a classe C, que representa 53% dos domicílios do país, tem o maior potencial de consumo: R$ 24,6 bilhões, ou seja, 45% do total do consumo nacional. Na sequência, está a classe B, representando 25% dos domicílios, que deverá R$ 21,06 bilhões – 38% do consumo total.
Por região, o Sudeste representa metade do potencial de consumo do país, seguido pelo Nordeste (19%) e Sul (16%). No entanto, são os consumidores do Sul que mais tendem a gastar com esse tipo de produto, com consumo anual de R$ 374,59 por habitante, enquanto no Centro-Oeste é de R$ 365,60, e no Sudeste, de R$ 361,58. A média per capta nacional é de R$ 335,88.
No cruzamento dos dados por classe e região, a pesquisa aponta que a classe C do Sudeste é a que mais vai gastar com produtos de beleza: R$ 11,84 bilhões. A classe B, também do Sudeste, tem o segundo maior potencial de consumo dessa categoria, com R$ 11,61 bilhões. A classe A do Norte é a que menos vai consumir esses produtos neste ano, com gastos estimados em R$ 292,84 milhões.
“O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui compra de perfumes, colônias, maquiagem, cremes hidratantes e de tratamento, filtro solar, esmalte, desodorante e tinta para o cabelo, escova de dente, creme e fio dental, xampu, sabonete, esponja para banho, barbeador, lenço de papel, papel higiênico, absorvente, aparelho de barbear e cotonete”, explica o Ibope.
Fonte: G1