O perdão e o mundo corporativo

11 de setembro de 2013

Muitas vezes no mundo corporativo as pessoas guardam magoas desnecessárias referentes a coisas que poderiam ser evitadas como, por exemplo, um relatório que poderia ser melhorado e a pessoa não fez uma repreensão de forma mais áspera ou simplesmente uma brincadeira sem graça por parte de um colega inconveniente.

Temos que colocar em nossas mentes que as pessoas nos ofendem muitas vezes sem a intenção de não nos ofender assim como nos ofendemos as pessoas sem intenção de fazer isso.

O mundo do trabalho é muito competitivo e muitas vezes temos a tendência de ofender as pessoas com gestos, palavras ou atitude e isso não é certo porque gera um clima organizacional muito ruim.

A competição esta presente entre as pessoas e até mesmo entre os departamentos de uma empresa, quem nunca ouviu falar no “time da contabilidade” ou no “time da comercial” isso sem se falar nos verdadeiros times de futebol, por exemplo, onde os ânimos vez por outra se acirram.

Uma das competições mais comuns dentro das empresas são aquelas em que tem metas envolvidas como, por exemplo, o que adianta vender se a fabrica não pode produzir ou o que podemos dizer quando vendas e produção cumprem o seu papel e o financeiro não cobra.

Os conflitos em empresa são naturais entre departamentos, mas devemos trabalhar com a perspectiva do perdão entre as pessoas que formam esses departamentos. Não é possível viver em guerra constantemente. Compreender que as pessoas tem visões diferentes do mesmo fato e cada pessoa tem sua ótica.
imagem
Devemos ser empáticos, nos colocar no lugar do outro, evitar aquele pensamento de maldade e tentar entender que as pessoas têm várias opiniões diferentes e que a simples atitude de discordar não deve ser entendida como uma afronta ou maldade.

Não somos animais irracionais para viver em competição constante, os animais irracionais lutam entre si ou fogem. As pessoas não podem fugir ou brigar. Deve-se estimular o perdão e a capacidade de dialogo. As empresas devem ensinar conceitos como empatia, dialogo  e trabalho em equipe porque quem sofre na ponta de toda essas confusões e brigas dentro das organizações são os cliente e a família dos colaboradores (porque muitos “estouram” com as mulheres, pais ,filhos ou simplesmente se entregam a bebidas ou drogas) e todos começam a ter dificuldades.

Estimular uma competição sadia com metas alcançáveis onde todos ganham e quem se destacou pouco mais seja premiado é uma ótima estratégia para unir as pessoas em torno de um objetivo comum e ainda como consequência podemos melhorar o clima organizacional e evitar muitos transtornos.

Vamos refletir sobre isso!

Fonte: O perdão e o mundo corporativo
Qualidade Brasil – O seu portal brasileiro de Gestão