6 maneiras não convencionais de ser mais criativo no trabalho

12 de setembro de 2013

Se você é um profissional que precisa encontrar recursos criativos o tempo todo durante o trabalho, confira 6 táticas não convencionais que vão ajudá-lo durante o processo 

Crédito: Shutterstock.com Os funcionários tendem a ser mais criativos quando trabalham de casa
Crédito: Shutterstock.com
Os funcionários tendem a ser mais criativos quando trabalham de casa

A criatividade é uma característica desejada por grande parte dos profissionais, mas nem sempre é facilmente alcançada. Por isso, qualquer estratégia que ajude a alcançá-la pode ser uma aliada na hora de buscar inspiração. Se você está passando por um hiato criativo, confira 6 maneiras não convencionais (mas simples) de alcançar a criatividade no trabalho:

1. Esconda-se do seu chefe

De acordo com professores da escola de MBA de Stanford, chefes podem ferir a criatividade de seus funcionários. Já um estudo da Universidade de Harvard aponta que quanto mais perguntas e feedbacks um chefe apresenta ao seu grupo de trabalho, menos criatividade ele apresenta. Isso acontece porque o trabalho criativo implica contratempos e falhas e as pessoas querem ser bem-sucedidas quando o chefe está observando.

2. Esconda-se dos colegas de trabalho

Pesquisas mostram que indivíduos que geram ideias por si só e depois a compartilham com o grupo oferecem melhores saídas.

3. Evite o ambiente de trabalho

Os funcionários tendem a ser mais criativos quando trabalham de casa. Estudos mostram que se um profissional tem a possibilidade dar andamento a um projeto a partir de sua própria residência ele apresenta 20% a mais de produtividade.

4. Deixe sua mesa bagunçada

Pesquisas apontam que um escritório organizado faz com que você se comporte melhor, mas uma mesa bagunçada pode levar a momentos de grande criatividade. Outro estudo mostrou que os participantes colocados em um quarto desorganizado foram mais criativos que outros, colocados em um ambiente arrumado.

5. Não procrastine

Ainda que você diga que trabalha melhor sob pressão e por isso costuma deixar as coisas para o último momento, um estudo da Universidade de Harvard aponta que pressionados por um prazo curto os participantes da pesquisa apresentaram uma capacidade 45% menor de oferecer ideias criativas para resolver um problema complexo.

 6. Mantenha-se relaxado, feliz e inspirado

Segundo um estudo, manter sentimentos positivos incentiva a criatividade. Assistir vídeos engraçados no YouTube, por exemplo, pode ajudar.

Fonte: Universia Brasil