A essência que garante a sobrevivência e a evolução de um negócio tem cinco itens: um conceito sem igual; o sortimento impactante e lucrativo de produtos; instigar o cliente à compra; um atendimento que deixa saudades e privilégios aos clientes fiéis
A essência competitiva são algumas particularidades voltadas à maior competência possível no serviço prestado, ou seja, à busca constante pela própria superação.
O empresário deve definir ao menos cinco particularidades, essências próprias, que diferenciam o comércio, dando ao empreendimento personalidade.
É a essência que garante a sobrevivência e a evolução de um negócio. Ela está dividida em cinco itens.
1) Um conceito sem igual, compartilhado a todos os que dela participam
Se o empresário não tiver uma resposta certeira sobre o porquê de os clientes comprarem os produtos, ele deve sair do mercado em que está inserido ou, antes, mudar o modo como trata o produto dentro da loja, diferenciando-se da concorrência.
2) Sortimento impactante e lucrativo de produtos
Falta de produtos e preço são responsáveis por cerca de 30% do abandono dos clientes em determinado negócio.
3) Instigar o cliente obsessivamente à compra
É importante despertar interesse e ligação emocional entre o negócio e o cliente.
4) Um atendimento que deixa saudades
Os clientes apreciam a solicitude e a simpatia, tratamento que descaracteriza a relação vendedor-cliente e gera um entendimento entre pessoa-pessoa. Essa relação permite a fidelização do cliente ao negócio.
5) Privilégios aos clientes fiéis
O cliente é o maior patrimônio de uma empresa. Por isso, o gestor deve conhecê-los, bem como a frequência de visitas à loja e tipo de produto demandado.
Fonte: SEBRAE