Como pessoas e organizações podem ser mais alegres e mudar seu estilo de vida

24 de setembro de 2013

Ser feliz deveria ser uma obrigação. Uma necessidade diária que renovasse energias, promovesse sorrisos e mudasse o clima e as pessoas a sua volta. Pois é, mas o mundo anda muito corrido e nós nos esquecemos de incluir mais alegria no nosso dia a dia. Parece bobagem, mas quando se adota atitudes felizes o mundo a nossa volta muda, trazendo mais autoestima, saúde e perspectivas de vida.

No ambiente profissional não é diferente. Sabe-se que empresas felizes tornam-se mais produtivas, mas como promover espaços e ações que tragam esse benefício ao colaborador? Uma das alternativas é investir no clima organizacional.

Com o passar dos anos os gestores começaram a dar a devida importância em construir ambientes saudáveis, com ações que englobem uma atmosfera mais descontraída. Para Victor Mirshawka Junior, professor e autor de Pequeno livro da alegria (DVS Editora), o ambiente descontraído, dentro do limite do respeito e da demanda produtiva serve para catalisar e potencializar a geração de resultados melhores. “Dessa forma, fica mais fácil a delegação de tarefas pelos líderes, a criação de equipes de projeto de alta performance, a geração de ideias visando inovação e uma série de outras consequências positivas”.

Para que isso seja possível ele enfatiza que deve ser apresentada ao gestor a importância de “gerir” o clima organizacional para aumentar o nível de felicidade dos funcionários. “Após isso, o RH pode contar com diversos instrumentos disponíveis cujo propósito é diagnosticar o clima organizacional. A partir das conclusões sobre o clima advindas dessas ferramentas de diagnóstico, a área pode e deve implementar e/ou refinar seus programas de seleção, treinamento, formação, reconhecimento e recompensas de forma a caminhar em direção a um estado geral de maior felicidade dos funcionários.”

Mas não é apenas o RH o responsável por criar ambientes felizes e alegres entre seus funcionários. Essa prática também deve partir do próprio colaborador, que precisa colocar uma dose diária de alegria em tudo o que faz, seja no trabalho ou na vida pessoal. Para isso Mirshawka traz como dica prestar mais atenção às atitudes que permeiam as tarefas e hábitos diários, mudando a maneira de interpretá-los. “A reflexão sobre a maneira pela qual escolhemos viver pode facilitar mudanças em direção a um novo modo de levar a vida, que se incline mais para a gratidão do que para o ressentimento, mais para o “enxergar” oportunidades do que problemas.”

Confira algumas dicas de Mirshawka para inserir mais alegria e felicidade no seu dia a dia:

Feche os olhos e sonhe o seu sonho mais impossível
Registre seu propósito na vida
Reze em voz alta
Anuncie sua gratidão
Realize um ato de bondade aleatória e anônima
Diga “bom dia” a todos, sem exceção
Sorria antes
Converse com um estranho e finja que o conhece
Beba água… da chuva
Deguste um chocolate escondido
Não se leve muito a sério
Imagine uma profissão nova e trabalhe nela o dia todo

Fonte: Revista Melhor – Gestão de Pessoas