Pesquisa demonstra que os gerentes que se sobressaem possuem quatro aspectos importantes:
1ª chave: capacidade de selecionar talentos
Os gerentes excelentes sabem se cercar de pessoas com habilidades, conhecimento e competências. Eles sabem criar e formar uma equipe talentosa, criativa, empreendedora, em que cada participante exerça a função que melhor possa desempenhar, tanto para o sucesso do negócio como para o crescimento profissional pessoal. Um excelente gerente sabe ainda interagir com a equipe, motivar, reconhecer e recompensar as pessoas pelos resultados alcançados.
2ª chave: definição de resultados certos a serem alcançados
Gerentes excepcionais definem o trabalho das pessoas em termos de metas e resultados desejados. Eles sabem negociar e determinar objetivos junto aos subordinados, bem como dar liberdade para que o funcionário encontre a melhor expressão pessoal no trabalho.
3ª Chave: foco nos pontos fortes
O gerente excepcional sabe quais são os pontos fortes e fracos dos subordinados e consegue reunir uma equipe cujos pontos fortes agreguem todas as competências necessárias para o sucesso do trabalho. Ele é um treinador que incentiva cada funcionário a reconhecer e superar as deficiências.
4ª Chave: adequação das outras três chaves
Os gerentes excepcionais conseguem realizar as três tarefas anteriores ao mesmo tempo, a gerar um impulso mútuo entre elas: cria uma cultura de excelência e desenvolve na equipe uma mentalidade de aperfeiçoamento constante; reúne talentos e define resultados com foco nas competências. Eles conseguem criar e promover uma cultura em que as pessoas são escolhidas pelo talento, motivadas pela tarefa que executam e incentivadas pelos resultados que alcançam.
Fonte: SEBRAE