Dicas sobre a gestão dos estoques

27 de setembro de 2013

Falta de estoque causa prejuízos, como paralisação da produção, mas o excesso também, porque exige mais espaço e outros custos desnecessários

estoquesO principal objetivo da gestão de estoques consiste em evitar o excesso ou a falta de suprimentos para produção e vendas, assim como evitar os extravios de estoques.

O excesso de estoques acarreta diversos problemas para a empresa, em termos de custos (mais espaço, seguros, cuidados, etc.) e de perdas financeiras (dinheiro parado). Por outro lado, a falta representa problemas para o processo produtivo (paralisação de produção, aumento do tempo de produção, queda de produtividade) e problemas de vendas (redução de volumes, insatisfação de clientes, etc.). Tudo isso reduz a lucratividade da empresa.

Embora a gestão de estoques seja uma tarefa bastante trabalhosa – tanto pela variedade de itens comercializados, como ocorre nas empresas varejistas, quanto pela quantidade de informações necessárias à gestão. Alguns controles e procedimentos simples facilitam essa gestão:

Controle físico e financeiro de estoques;

Política de compras;

Análise comparativa: estoque atual versus estoque desejado;

Análise comparativa: estoque atual versus valores a pagar aos fornecedores;

Custo econômico dos estoques excedentes;

Armazenagem e arrumação adequada dos produtos.

Para as empresas que têm aperto de caixa e precisam recorrer a bancos para pagar seus compromissos em dia, a situação desejada é que os estoques sejam financiados pelos fornecedores. Ou seja, o total dos estoques não deve ser maior que o valor a pagar aos fornecedores. Quando o valor do estoque é financiado pelos fornecedores, significa que a empresa não precisa de capital de giro para financiar estoques.

Se o objetivo da empresa é manter os estoques necessários às suas operações financiadas pelos fornecedores, então, o prazo médio de estocagem deve ser menor ou igual ao prazo médio de pagamentos aos fornecedores.

Outra informação importante para aperfeiçoar a gestão de estoques será avaliar o custo econômico do estoque excedente.

O estoque excedente representa a diferença entre o valor do estoque da situação atual e o valor do estoque da situação desejada.

De modo geral, as empresas de varejo trabalham com grande variedade de produtos. Essa variedade de itens torna a gestão de estoques bastante complexa e invariavelmente provoca estoque excedente. O valor do estoque excedente representa a principal causa de estrangulamento financeiro, ou seja, aperto de caixa.

O custo econômico dos estoques excedentes indica quanto a empresa deixa de ganhar ao manter estoques acima dos níveis desejados.

Fonte: SEBRAE