Metas e posicionamento: entenda o papel de cada um no seu negócio

4 de outubro de 2013

Metas referem-se a objetivos claros e posicionamento a forma como a empresa deve ser lembrada pelos clientes

hands gesture positive ok

Ter clareza do que quer é o primeiro passo para ser bem sucedido. No entanto, obter sucesso na empreitada é uma tarefa um tanto mais complicada. O empresário precisa seguir metas preestabelecidas para atingir o objetivo.

Passos para o sucesso no uso das metas

– As metas devem ser quantificáveis, portanto é preciso definir o quanto se quer ganhar;
– É necessário ter uma referência, um indicador para verificar se o caminho seguido está certo;
– As metas devem ser acompanhadas e ajustadas sempre que necessário, permanentemente.

Para cada uma das etapas, o empresário deve definir o que quer alcançar com a meta – a razão pela qual ela está sendo definida e onde será aplicada (se em uma área específica ou se em todo o empreendimento, por exemplo). Ele também deve definir quais caminhos seguir até o objetivo final.

Outra preocupação do empreendedor ao traçar metas é decidir quais pessoas estarão envolvidas com o projeto, com quais atribuições e quem comandará as ações. Por fim, o gestor deve estabelecer um prazo para que a meta seja cumprida e quanto pretende gastar ao longo do projeto.

É importante o envolvimento dos funcionários na composição das metas. Com eles também será dividido o resultado final. Ter metas bem estabelecidas e bem acompanhadas permite ao gestor maior controle do negócio, bem como maior pró-atividade na busca de melhores alternativas quando surgem desvios nos resultados esperados.

O posicionamento é o momento em que o empreendedor deve definir que espaço deseja ocupar no mercado e qual segmento de mercado quer atingir.

Um posicionamento bem definido impacta o negócio de diferentes maneiras:

– ajuda a definir melhor o perfil do seu time;

– proporciona direcionar melhor a verba destinada para compra de produtos;

– propicia também definir melhor a característica do negócio (letreiro, logomarca, estilo de embalagem, etc.);

– direciona ações e possibilita a geração de ideias para causar experiências marcantes nos clientes;

– ajuda a definir a razão de ser do negócio, a alma da empresa. A partir disso, os valores e a visão tomam novo enfoque.

O tripé “visão, valores e posicionamento” compõe os alicerces de um sólido foco estratégico. Definir claramente o negócio e criar um sistema de atividades sob medida para implementá-lo (e nenhum outro) é fundamental para sustentar o sucesso.

Ter uma definição clara do negócio impulsiona e mobiliza o pessoal e, ainda, transforma o potencial em desempenho.

Fonte: SEBRAE