Empresários lucram com instalação de redes de proteção em apartamento

15 de outubro de 2013

Mercado imobiliário aquecido contribui para aumentar ganhos de empresa.
Irmãos investiram R$ 3 mil para abrir o negócio, em 1997

Nos últimos cinco anos, só em São Paulo, foram lançados mais de 150 mil apartamentos. Isso significa mais mercado para os irmãos Alessandro e Alexandre Barroso instalarem redes de proteção em janelas e sacadas.

“Vem com uma demanda maior de tamanhos de malha, rede de proteção para criança, também para animais, para pássaros, para calopsita, que tem bastante gente que tem esse pássaro de estimação”, diz o empresário Alexandre Barroso.

Os empresários começaram o negócio em 1997, com investimento de R$ 3 mil em ferramentas e capital de giro. Eles compram a rede pronta. A rede é feita em uma fábrica, que produz 6 toneladas por mês.

Rafael mistura os grãos de plástico com um produto que é um protetor contra o desgaste causado pelos raios solares. A mistura é derretida em uma máquina e sai em uma porção de fios fininhos, parecendo macarrão. Já cai dentro de um recipiente de água para esfriar. Depois, os fios são trançados em cilindros.

Como se trata de um produto de segurança, essa etapa da fabricação é essencial. A função de uma das máquinas é esticar para dar resistência. É um processo curioso. Quanto mais fino o fio, mais forte ele é.

O dono da fábrica, Fábio Ghilardi Junior, tem a explicação: são as moléculas do plástico.

“As moléculas do polímero, como do óleo lubrificante, são em espirais. Quando elas  esquentam e você estira, elas ficam retas. E, elas ficando retas, dão resistência”, diz Ghilardi Junior.

Para ficar mais resistentes ainda, eles usam 21 linhas para formar cada fio da rede. Elas são trançadas e amarradas em um imenso tear.

Para os irmãos Barroso, não compensa investir numa fábrica como a de Ghilardi, que tem mais de R$ 2 milhões só em equipamentos. Os empresários se concentram em vender e instalar as redes.

Para instalar a rede em um apartamento, por exemplo, é preciso, primeiro, furar a parede e depois colocar os ganchos. A rede, então, é presa nos ganchos.

“É um gancho galvanizado, ele entra todo na parede, e vai dar toda a segurança necessária”, diz o instalador Thiago Gomes.

O negócio é lucrativo. Os empresários compram o metro quadrado da rede por R$ 8, e vendem, instalado, por R$ 30. O tempo de instalação da rede é de cinco minutos. No apartamento todo, dura 45 minutos.

“O apartamento tem que ter rede, proteção, não só por causa das crianças, mas qualquer outra situação que possa acontecer. É muito importante a segurança, a proteção de todos aqueles que habitam, que frequentam esse ambiente”, diz o cliente Ricardo Cunha.

Em um apartamento visitado pela reportagem, o serviço todo custou R$ 400. Mas, em imóveis grandes, o preço passa de R$ 1 mil. Hoje, a empresa dos irmãos Barroso faz 300 instalações de redes por mês.

“O mercado é grande, mas a concorrência também vem crescendo, muitos microempreendedores estão entrando no mercado, também para colocar rede de proteção. Nossa empresa, para se destacar, oferece produtos diferenciados como malhas diferentes, produtos com resistência também maiores”, diz Alexandre.

Fonte: G1 – PME