Momento de tomada de decisão em um negócio

22 de outubro de 2013

As informações coletadas pelo empresário serve para orientar o empreendedor no planejamento e definição estratégica do seu negócio. A análise de sensibilidade ajuda na tomada de decisão

A análise de sensibilidade é uma técnica que procura calcular o efeito da mudança de um determinado item no resultado financeiro total de uma empresa, ou seja, o quanto o desempenho da empresa pode ser afetado se houver uma alteração em uma determinada área. A análise de sensibilidade permite, portanto, traçar diversos cenários sobre a viabilidade do negócio.

Compreender o que é uma análise de sensibilidade e saber usá-la a favor da empresa aumenta muito a capacidade de gestão, garantindo segurança e percepção ao empresário do setor na hora de tomar decisões.

Muitos demoram a adotar essa ideia e a aceitá-la como uma ferramenta, porque acham que não precisam desse tipo de conhecimento.

Porém, as pesquisas sobre falência em algumas capitais do Brasil apontam a falta de conhecimento de administração financeira como o principal motivo de fechamento de empresas.

Depois de fazer as simulações de fluxo de caixa, é possível organizar os dados na estrutura gerencial de resultados, que é uma técnica para calcular o resultado operacional de uma empresa para saber se houve lucro ou prejuízo. A partir dessas informações, pode-se fazer a análise de sensibilidade.

Com os resultados em mãos, o empresário deve comparar as situações e tomar a decisão que julgar mais adequada.

O empresário pode organizar suas decisões a partir dos resultados obtidos com a realização da pesquisa de mercado. Seja a abertura de um novo negócio, a inclusão ou exclusão de produtos comercializados, definição do posicionamento da empresa, utilização de novas ações promocionais, anúncios na mídia ou outras. Confira um exemplo. A partir dos resultados obtidos com a realização da pesquisa de mercado, você poderá agora tomar decisões mais acertadas. Essas decisões podem envolver a abertura de um novo negócio, a inclusão ou exclusão de produtos comercializados, definição do posicionamento da empresa, utilização de novas ações promocionais, anúncios na mídia, entre muitas outras.

Exemplo
Após pesquisa, o Sr. Manoel concluiu que era oportuno abrir a padaria aos domingos, garantindo produtos frescos aos seus clientes. Além disso, decidiu criar uma pequena lanchonete para refeições rápidas, pois as pessoas que trabalhavam na região se queixavam da falta de opções de lanches rápidos na ida e na pausa do trabalho.

Produtos diferenciados também estavam dentro de seus planos, receitas deliciosas trazidas de Portugal, de pães recheados e com ingredientes mais finos e saudáveis. Sua pesquisa indicava que os clientes estavam dispostos a gastar um pouco mais por esses produtos, principalmente as pessoas acima de 45 anos.

A partir da análise dos concorrentes, decidiu investir em uma estrutura atrativa, abrir a padaria todos os dias e adotar ações de divulgação, promoções, degustação, lançamentos semanais de novos produtos a preços competitivos. Todos esses aspectos eram deficitários na maioria das padarias pesquisadas e, assim, poderia se diferenciar da concorrência oferecendo benefícios que os clientes potenciais consideravam importantes.

Sebrae Mais capacita em estratégias

A solução Estratégias Empresariais, do Sebrae Mais, foi criado com o intuito de contribuir com empresas avançadas, ou seja, que tenham mais de dois anos e acima de nove funcionários. Entre as possibilidades estão: repensar e reposicionar o negócio; analisar mercado, concorrência, limitações e oportunidades; ter ideias ousadas, porém realistas, concretas e que possam ser implementadas; e construir estratégias e obter resultados no presente e no futuro da empresa.

Em cinco encontros presenciais, totalizando 36 horas, e com orientação personalizada na empresa, você constará que desenvolver o pensamento estratégico pode ser prático e eficiente. Na abordagem do Sebrae Mais, a estratégia tem foco na reflexão sobre o próprio negócio e nos resultados que ele pode gerar. Quem conhece bem a sua empresa está sempre preparado para tomar as melhores decisões para crescer e ter mais resultados por muito mais tempo.

Fonte: www.sebraemais.com.br