Essência: o diferencial para driblar as crises

24 de outubro de 2013

A essência que garante a sobrevivência e a evolução de um negócio tem cinco itens: um conceito sem igual; o sortimento impactante e lucrativo de produtos; instigar o cliente à compra; um atendimento que deixa saudades e privilégios aos clientes fiéis.

Stressed man breaking pencil, (Mid section)A essência competitiva são algumas particularidades voltadas à maior competência possível no serviço prestado, ou seja, à busca constante pela própria superação.

O empresário deve definir ao menos cinco particularidades, essências próprias, que diferenciam o comércio, dando ao empreendimento personalidade.

É a essência que garante a sobrevivência e a evolução de um negócio. Ela está dividida em cinco itens.

1) Um conceito sem igual, compartilhado a todos os que dela participam

Se o empresário não tiver uma resposta certeira sobre o porquê de os clientes comprarem os produtos, ele deve sair do mercado em que está inserido ou, antes, mudar o modo como trata o produto dentro da loja, diferenciando-se da concorrência.

2) Sortimento impactante e lucrativo de produtos

Falta de produtos e preço são responsáveis por cerca de 30% do abandono dos clientes em determinado negócio.

3) Instigar o cliente obsessivamente à compra

É importante despertar interesse e ligação emocional entre o negócio e o cliente.

4) Um atendimento que deixa saudades

Os clientes apreciam a solicitude e a simpatia, tratamento que descaracteriza a relação vendedor-cliente e gera um entendimento entre pessoa-pessoa. Essa relação permite a fidelização do cliente ao negócio.

5) Privilégios aos clientes fiéis

O cliente é o maior patrimônio de uma empresa. Por isso, o gestor deve conhecê-los, bem como a frequência de visitas à loja e tipo de produto demandado.

Fonte: Sebrae Mais