Sem estresse

31 de outubro de 2013

Cardiologista e diretor-médico do Vita Check-Up Center, Antonio Carlos Till, traz aos leitores da MELHOR, quatro dicas de como se livrar dos momentos de tensão e tornar a vida pessoal e profissional mais tranquila

descanso

Reuniões, compromissos externos, atingimento de metas, problemas de mais e tempo de menos para resolvê-los. Essa é a rotina diária de muitos profissionais que sofrem com estresse e deixam de lado o cuidado com a saúde e bem-estar. Saber combater momentos de estresse e tornar a vida mais agradável não é tarefa fácil, por isso o cardiologista e diretor-médico do Vita Check-Up Center, Antonio Carlos Till, traz aos leitores da MELHOR, quatro dicas de como se livrar dos momentos de tensão e tornar a vida pessoal e profissional mais tranquila:

1-Aprenda a administrar o estresse
O estresse é um dos mais importantes fatores de pressão e desequilíbrio psicológicos que podem surgir no ambiente ocupacional. É difícil evitar o estresse no nosso dia a dia, mas é possível gerenciá-lo, o que ajuda a diminuir seu impacto nas relações do cotidiano. Para isso, procure controlar sentimentos como ansiedade, irritabilidade e insatisfação. Para conseguir isso, é imprescindível ter, periodicamente, momentos de lazer com os amigos e curtir a família, reservando tempo para seus filhos e sua esposa. Namore, passeie, viaje, faça atividades que proporcionem relaxamento físico e emocional.

2- Evite a síndrome da fadiga
Ela é um conjunto de sintomas que atinge o corpo de várias maneiras e está ligada ao cansaço físico e ao estresse, trazendo junto, ainda, uma sensação de desmotivação. Por isso, prevenir-se da fadiga é uma maneira eficaz de minimizar e prevenir-se do estresse.

3-Durma bem
A qualidade do sono tem impacto direto no desempenho intelectual e na capacidade de memória, ajudando também na reposição das energias. Por isso, o sono deve ser tratado com atenção. Antes de dormir, procure ter hábitos como fazer refeições leves; elimine o consumo de álcool em excesso, sobretudo durante a semana; evite falar de coisas que causem ansiedade ou preocupação. Evite acessar o computador para ver e-mails de trabalho e crie um ambiente adequado para um sono tranquilo, com baixa luminosidade, temperatura ideal e pouco ruído.

4-Faça atividades diferentes das habituais
Nos fins de semana ou nos momentos de folga, procure fazer coisas diferentes, curtir o lazer com família, amigos e, ainda, tente achar tempo para investir em sonhos, em algo que se realize pessoalmente como fazer um curso, ler um livro sobre um tema que sempre gostou, viajar para aquele destino sonhado há anos etc.

Fonte: Revista Melhor