Investir para crescer! É hora?

5 de novembro de 2013

investimento_senai

Você é um empresário que deseja crescer, a sua empresa tem a necessidade de crescer para manter-se no mercado… essas duas premissas são suficientes para decidir por mais investimentos?

Você tem a segurança de escolher o melhor momento para isso?

Você sabe exatamente quanto pode investir para crescer e ao mesmo tempo minimizar os riscos do fracasso?

São dúvidas cruéis não é mesmo?

Então, que tal alinharmos a nossa “linha de raciocínio” fundamentando-nos com parâmetros e condições técnicas para que o investimento ocorra de maneira lógica e segura?

Eis um passo-a-passo da minha proposição:

1. Conheça muito bem seus produtos, saiba classificá-los em três condições distintas: a) itens que geram melhores margens, b) itens que garantem maiores demandas (aqueles que serão mais fáceis de vender e na maior quantidade), e, c) itens que “prometem” um ciclo de vida estável (aqueles que permanecerão no mercado por mais tempo);

2. Classifique e avalie os fornecedores para estes produtos (entenda-se como produto, também qualquer tipo de prestação de serviço) e verifique quais aqueles que deverão consolidar-se como seu parceiro fornecedor, fatores como: preços, prazos, garantias, suporte técnico, continuidade, volumes e frequencia devem ser preponderantes na sua escolha;

3. Classifique e dimensione o seu público comprador – o público alvo – avaliando o volume de demanda possível de ser atingido, o nível de exigência, o formato do atendimento especialmente do quando e do quanto será necessário para se realizar o devido atendimento a esses clientes;

4. Classifique, avalie e dimensione o potencial das outras empresas que concorrerão com os mesmos produtos… investigue o que cada um deles faz, como faz e por quanto faz para satisfazer seus clientes;

Até aqui você estará avaliando o seu “potencial de mercado”!

Continue avaliando os seguintes fatores:

5. MATERIAL – avalie quanto custará o investimento material para adequar-se ao potencial de mercado em questão: Precisará aumentar área de atendimento? Precisará de mais mobiliários? Precisará de mais equipamentos? Precisará de veículos?

6. HUMANO – avalie a necessidade de contratação e especialização de colaboradores: Quantas pessoas mais serão necessárias? Qual perfil de conhecimento técnico será necessário? Quanto custarão esses profissionais? E, o mais importante, esse profissional está disponível no mercado?

7. FINANCEIRO – avalie quanto custarão os investimentos materiais e humanos.

Até aqui você estará avaliando o montante financeiro do “investimento” necessário!

Passo seguinte, você necessita fazer a correlação entre os investimentos necessários e o retorno estimado:

8. Depois de conhecer o mercado e definir pelos seus produtos, você já saberá O QUÊ, QUANTO e POR QUANTO irá vender, com isso, terá uma projeção da sua margem;

9. Depois de conhecer e determinar o volume de investimento, você saberá QUANTO custará o investimento necessário e QUANDO ocorrerão os compromissos de seus pagamentos;

10. O resultado necessariamente deverá ser POSITIVO, ou seja, o número encontrado do “quanto vai vender” deverá ser maior do que o número encontrado do “quanto vai custar”!

Você concluiu sua análise da viabilidade, detalhou sistematicamente tudo que será necessário envolver nos fatores: humanos, materiais e financeiros.

PRONTO!

Sim, você está pronto para decidir sobre a viabilidade do investimento, agora, falta tão somente uma última análise na qual você deverá se perguntar: estou pronto para essa empreitada?  Essa é a hora?

Quer a verdade?  A hora certa depende só de você!

Fonte: blogs.pr.sebrae.com.br – Por Edmilson Koji Tanaka