Transforme conflitos em oportunidades

5 de novembro de 2013

Divergências fazem parte de qualquer tipo de relacionamento, seja pessoal ou profissional. Afinal, não podemos esperar que todos concordem conosco o tempo todo

38172

É fundamental aprender a lidar com situações difíceis, em vez de fazer de conta que elas não existem. Conflitos ignorados ou mal administrados podem acabar com qualquer relacionamento. No entanto, se forem tratados de forma positiva e com respeito, eles podem vir a ser excelentes oportunidades de crescimento e fortalecimento.

Os conflitos podem surgir de pequenas e de grandes diferenças e ocorrem quando as pessoas não têm os mesmos valores, motivações, percepções, ideias ou desejos. Apesar de algumas vezes essas diferenças parecerem insignificantes, elas podem gerar sentimentos fortes e quase sempre emanam da necessidade de se sentir seguro, respeitado ou valorizado, do ego ou ainda da necessidade de pertencer à equipe.

Seja qual for o motivo, conflitos precisam ser resolvidos, e essa pode ser uma das partes mais difíceis do trabalho de um líder. A solução das divergências de forma eficaz ajuda a criar uma equipe mais forte e diversificada, mantendo o fluxo de novas ideias e criatividade. Se todos concordarem com o seu ponto de vista, a direção da empresa poderá ficar obsoleta rapidamente. Por outro lado, a presença constante de conflito, além de ser desgastante, é também contraprodutiva.

Como sempre, o grande problema é a comunicação, ou melhor, a falta dela. Pesquisando sobre o assunto para as minhas conversas difíceis nesta semana, encontrei algumas frases que me foram úteis:

“Eu não sabia que isso estava acontecendo, me conte mais.” Muitas vezes, alegar desconhecimento é um bom início para entender a situação. Comece a ouvir e pare de falar! Isso demonstra empatia com a pessoa que está irritada e envia a mensagem que você está pronto para ouvir.

“Entendo o seu ponto de vista, mas vejo isso de forma diferente.” Depois de ouvir o outro lado, é hora de discordar com firmeza e delinear as razões para a sua opinião como líder. Não se sinta intimidado a concordar no momento e mudar a decisão depois.

“Vou incorporar seus pensamentos à análise da solução.” Isso deixa aberta a possibilidade de incorporar as sugestões em qualquer ação que você tome daqui para a frente. Ao mesmo tempo, não o compromete a tomar qualquer medida em particular.

“Nós dois precisamos nos esforçar mais para isso dê certo.” Ao se incluir, você assume a responsabilidade de resolver o conflito com a outra pessoa. Passa a ser algo a ser trabalhado em conjunto, e isso promove o sentimento de equipe.

“O que eu posso fazer para melhorar a nossa comunicação e evitar que isso aconteça novamente?” Isso foca no conflito sobre o processo, e não sobre as pessoas, o que é fundamental para a resolução. Quando um conflito começa de forma pessoal, torna-se muito mais difícil resolvê-lo.

“O que posso fazer da próxima vez para que isso seja menos difícil para você?” Essa é uma tática muito inteligente, em que você, como líder, não muda o seu ponto de vista ou o resultado esperado, mas envolve o funcionário para que o processo seja menos doloroso para ele. Isso faz com que a decisão seja aceita mais facilmente.

É muito comum evitarmos esse tipo de conversa por não sabermos como começar. A melhor maneira é adotar uma abordagem direta, autêntica e respeitosa. Por exemplo: “Eu gostaria de falar com você sobre o que aconteceu na reunião de hoje, quando lhe perguntei por que os relatórios não estavam prontos. Vamos sentar e conversar amanhã de manhã”.

Uma coisa é certa: evitar uma conversa difícil não faz com o que o problema desapareça. Pelo contrário, ele tende a se agravar com o passar do tempo. Portanto, perca o medo e encare o problema de frente. Ao eliminarmos as barreiras na comunicação estamos possibilitando que o problema seja resolvido, o relacionamento se fortaleça e que todos sejam bem-sucedidos.

Fonte: SEBRAE Mais