Além de preço e qualidade, o cliente quer um ponto de venda onde possa encontrar um ambiente aconchegante, produtos bem expostos e atendimento personalizado
Em um ponto de venda é essencial criar estímulos aos potenciais clientes. Saiba como evitar alguns dos erros mais comuns.
1. Descuidar da vitrine
A vitrine deve ser clara, para que se perceba o que é vendido: promoção, novidade, exclusivo, entre outras.
2. Iluminação deficiente
Nada de ambiente de autêntica penumbra e tampouco que dê a sensação de levar um flash nos olhos, devido a intensidade da luz.
3. Não cuidar da temperatura
A temperatura deve estar adequada ao clima para reter o cliente o maior tempo possível.
4. Cores desajustadas
Não chocar, nem ser agressivo ao escolher as cores base do ponto de venda. Tampouco se devem usar cores que distraem a atenção do cliente ou demasiado deslavadas.
5. Não utilizar de simpatia
Se o cliente entrou no ponto de venda, certamente, deseja alguma coisa, nem que seja uma informação, por isso, evite perguntas óbvias.
6. Layout inadequado
Ao entrar no ponto de venda, o cliente tem que perceber, automaticamente e com facilidade, onde é o atendimento e onde estão expostos os artigos.
7. Dar informações erradas
Dar informações diferentes daquelas que estão indicadas na vitrine, etiqueta ou folheto técnico pode fazer o negócio perder credibilidade.
8. Não renovar regularmente a imagem geral
Remodele para atrair novos clientes e fazer com que os antigos se interessem pelas novidades.
9. Não cuidar dos estoques
Desove os estoques com descontos ou saldos.
10. Descuidar da formação do pessoal
A formação do pessoal é uma necessidade óbvia, em termos de qualidade de atendimento, capacidade de informação e técnicas de vendas.
Fonte: SEBRAE Mais