Dez erros em um ponto de venda – Começando pela vitrine

8 de novembro de 2013

Além de preço e qualidade, o cliente quer um ponto de venda onde possa encontrar um ambiente aconchegante, produtos bem expostos e atendimento personalizado

foto: Claudia Meyer

Em um ponto de venda é essencial criar estímulos aos potenciais clientes. Saiba como evitar alguns dos erros mais comuns.
1. Descuidar da vitrine

A vitrine deve ser clara, para que se perceba o que é vendido: promoção, novidade, exclusivo, entre outras.

2. Iluminação deficiente

Nada de ambiente de autêntica penumbra e tampouco que dê a sensação de levar um flash nos olhos, devido a intensidade da luz.

3. Não cuidar da temperatura

A temperatura deve estar adequada ao clima para reter o cliente o maior tempo possível.

4. Cores desajustadas

Não chocar, nem ser agressivo ao escolher as cores base do ponto de venda. Tampouco se devem usar cores que distraem a atenção do cliente ou demasiado deslavadas.

5. Não utilizar de simpatia

Se o cliente entrou no ponto de venda, certamente, deseja alguma coisa, nem que seja uma informação, por isso, evite perguntas óbvias.

6. Layout inadequado

Ao entrar no ponto de venda, o cliente tem que perceber, automaticamente e com facilidade, onde é o atendimento e onde estão expostos os artigos.

7. Dar informações erradas

Dar informações diferentes daquelas que estão indicadas na vitrine, etiqueta ou folheto técnico pode fazer o negócio perder credibilidade.

8. Não renovar regularmente a imagem geral

Remodele para atrair novos clientes e fazer com que os antigos se interessem pelas novidades.

9. Não cuidar dos estoques

Desove os estoques com descontos ou saldos.
10. Descuidar da formação do pessoal

A formação do pessoal é uma necessidade óbvia, em termos de qualidade de atendimento, capacidade de informação e técnicas de vendas.

Fonte: SEBRAE Mais