Como ganhar dinheiro no Facebook
Estar curioso sobre como ganhar dinheiro no Facebook é uma coisa normal para o empreendedor digital que está sempre em busca de novas oportunidades na Internet e também para o profissional de marketing digital que deseja se diferenciar. O Facebook é verdadeiramente um fenômeno em termos de popularidade e sucesso no mundo online, o que certamente cria uma série de oportunidades de ganho.
O crescimento desse canal de comunicação com clientes faz com que o desafio de ganhar dinheiro no Facebook se torna cada vez mais atraente tanto para quem, deseja fazer carreira em marketing digital quanto para quem deseja criar um ponto de contato com sua clientela através das redes sociais.
Se você está querendo saber como ganhar dinheiro no Facebook apenas para ter uma fonte de renda complementar, tudo bem, a resposta pode estar nesse artigo, mas fique sabendo também que pelo potencial que o mercado tem e pela falta de profissionais realmente qualificados para exercer esse tipo de atividade, essa é uma atividade que pode vir muito bem a ser sua principal fonte de renda.
As oportunidades para ganhar dinheiro no Facebook
Em primeiro lugar, devemos deixar claro para ganhar dinheiro no Facebook é preciso em primeiro lugar, um conhecimento vasto sobre a ferramenta e seus diversos recursos. Um profissional deFacebook Marketing precisa estar sempre atualizado em relação a todas as ferramentas disponíveis, assim como estratégias e, por que não dizer, limites impostos pela rede.
Para o usuário leigo, de primeira vista não parece ser muita coisa, mas a experiência que temos em nosso Curso de Facebook Marketing é que ao final as pessoas se surpreendem com a quantidade de recursos disponíveis e detalhes técnicos envolvidos na criação de uma presença corporativa no Facebook. É um aprendizado contínuo que precisa sempre de atualização.
Criação de Páginas Profissionais no Facebook
Atualmente o que temos no Brasil é uma forte demanda por presenças corporativas no Facebook, mas infelizmente o mercado não tem profissionais realmente capacitados para suprir essa demanda.
Existe uma diferença muito grande entre criar uma página no Facebook e criar uma Fan Page realmente profissional que se traduza em resultados. O sucesso do marketing no Facebook começa por uma Fan Page bem estruturada e atraente que possa criar um ambiente propício à comunicação e interação com o público-alvo que se pretende atingir.
A criação de uma fan page profissional passa por diversas etapas:
- Definição de objetivos
- Análise da concorrência
- Projeto gráfico
- Criação e configuração da página
- Instalação de aplicativos
- Outras tarefas que se fizerem necessárias
Uma boa opção para quem deseja saber como ganhar dinheiro no Facebook é oferecer o serviço de criação de Fan Pages profissionais.
Gestão de conteúdo em páginas no Facebook
Criar a página é uma coisa, mas administrar de forma eficiente o conteúdo publicado é outra completamente diferente. Esse é um segmento em que apostamos muito para os próximos anos. As marcas podem até criar suas próprias páginas, mas produzir e gerenciar conteúdo é um dos fatores determinantes do sucesso no Facebook.
O alcance de uma postagem no Facebook depende do EdgeRank que esta página tem e isso não surge do acaso. Uma página com um alcance relevante para o mercado certamente interessa às marcas desse segmento. Por isso, é importante que você conheça as técnicas e ferramentas para aumentar essa relevância.
O EdgeRank é tão importante que em nosso Curso de Facebook Para Empresas dedicamos um módulo, exclusivamente para discutir esse aspecto do Facebook Marketing.
Gerenciamento de anúncios no Facebook
Os Facebook Ads são cada vez mais usados para ações de marketing nas redes sociais. A medida em que a exposição orgânica fica cada vez mais restrita no Facebook em função de seus objetivos comerciais, a mídia paga ganha cada vez mais importância nesse canal, assim como acontece no marketing de busca no Google.
Embora para o leigo os anúncios no Facebook possam parecer simples, existe um verdadeiro mundo de técnicas envolvendo o planejamento estratégico, criação, veiculação e monitoramento desses anúncios. Uma boa sugestão para quem deseja saber como ganhar dinheiro no Facebook é se especializar neste tipo de serviço e oferecê-lo para marcas que querem terceirizar esse tipo de ação de marketing.
Também nessa área a Academia do Marketing pode ajudar, através do nosso Curso de Facebook Ads, que está disponível nas versões presencial e também online.
Veiculação de mensagens de outras marcas
Se você conseguir criar uma página realmente popular em um determinado seguimento, dá para ganhar um bom dinheiro com ela, veiculando mensagens de marcas que estejam relacionadas ao seu segmento de atuação.
A estratégia básica para o marketing em redes sociais é se tornar uma referência em seu segmento, para então indicar produtos e serviços para o seu público. Por isso, se você conseguir criar uma página que seja referência em seu segmento de interesse, é possível vender sua indicação para marcas afins.
Venda de Curtidas ???
Esqueça isso! Nenhum gestor de redes sociais consciente vai querer comprar Likes de alguém! A essência do Facebook Marketing está na segmentação e relacionamento, por isso, comprar Curtidas é a maior besteira que alguém pode fazer nesta área.
O número de fãs de uma página pode ser uma referência, mas não significa que ela seja bem sucedida. O que importa mesmo em uma estratégia de Facebook para empresas é o grau de engajamento e não a quantidade de fãs.
É claro que é preciso saber como aumentar o número de fãs no Facebook, mas a primeira dica para isso é: Jamais compre fãs! A estratégia certa é conquistar fãs.
Algumas dicas para quem deseja ganhar dinheiro no Facebook com a prestação de serviços
Conclusão
O Facebook cresce a passos largos no Brasil e no mundo, o que cria uma série de opções para quem deseja trabalhar nesta área. Como você pode ver, se a sua dúvida era como ganhar dinheiro no Facebook acabamos de oferecer quatro ótimas opções para a prestação de serviços nessa área. Agora é uma questão de escolher uma ou mais delas e sair em campo.
Fonte: Academia do Marketing