O estudo Guia salarial 2014, da Robert Half contemplou pela primeira vez a área de RH, e mostrou que a remuneração desses profissionais começa a se equiparar aos de seus pares em setores como Marketing, Operações e Finanças. A valorização é fruto do ganho estratégico e maior proximidade da área com o negócio. “As multinacionais lideram esse movimento, além de organizações familiares e menores que valorizaram as estruturas de recursos humanos para dar suporte ao crescimento do negócio”, analisa Mario Custódio, gerente da divisão de Recursos Humanos da Robert Half.
Os gerentes de RH com experiência em negociação trabalhista, profissionais de administração de pessoal e folha de pagamento e executivos com experiência em remuneração, se destacam no Guia Salarial 2014 e de acordo com Custódio, em todas as posições da área, as habilidades mais valorizadas são a comunicação, bom relacionamento e envolvimento com as outras áreas de negócio, perfil proativo, multitarefa e focado em resultados. “As competências em alta estão alinhadas com a necessidade do profissional de RH em estar próximo ao negócio e ser capaz de desempenhar papel estratégico nas organizações”, completa.
A demanda por executivos de RH se destaca nas indústrias ligadas ao agronegócio e aos setores químico e bens de consumo, tanto em empresas de grande porte quanto em médias e familiares.