Comece o seu Plano de Ações para 2014

21 de novembro de 2013

Planeje o ano de 2014 de sua empresa. É preciso agir para atingir as metas desejadas

plano-de-carreiraO plano de ações expressa o caminho de uma empresa rumo a sua visão de futuro. Ele reúne ações que têm como objetivo orientar o empresário a utilizar suas fortalezas para explorar as oportunidades e defender-se de suas ameaças ou corrigir suas fraquezas para que nenhum concorrente possa explorá-las.

Caminhar sempre em direção a uma meta é importante para a sobrevivência de uma empresa. Toda empresa que permanece aberta por muitos anos – como algumas que hoje já têm mais de 50 anos – têm uma característica em comum: todas perseguem constantemente uma visão de futuro. Quando uma visão é alcançada, partem para outra.

Estimule o aparecimento de sugestões

Um caminho para a elaboração do plano de ações é abrir para que todos os envolvidos deem sugestões. O resultado, possivelmente, será um volume de informações muito grande. Não se assuste e nem resolva, por isso, diminuir a participação das pessoas.

A seguir, apontamos uma série de procedimentos para ajudar o empresário a tratar essas informações:

– Priorize o fortalecimento das características de seus fatores críticos de sucesso (FCS);
– Defenda-se de ameaças que estiverem atacando as suas fraquezas;
– Aproveite as oportunidades possíveis com as suas fortalezas;
– Elimine suas fraquezas, o que lhe permitirá aproveitar novas oportunidades;
– Reforce suas fortalezas atacadas por ameaças.

Por fim, lembre-se:
Por mais maluca que possa parecer uma ação neste momento, guarde-a em um banco de ideias. Num momento oportuno, ela poderá não ser assim tão maluca.

Fonte: SEBRAE Mais