Faça negócios a partir da nuvem

26 de novembro de 2013

nuvem

As empresas já sabem que a geração de dados pelos consumidores está a ponto de exceder suas capacidades de captação, armazenamento, interpretação e obtenção de informação com valor para aperfeiçoar e ampliar seu volume de negócios. Estão cientes também que, a cada semana, são gerados, principalmente por meio das redes sociais, a mesma quantidade de dados produzida em todo o ano de 2002 (23 Exabytes de informação).

Durante o Oracle OpenWorld América Latina 2012, Mark Hurd, presidente da Oracle Corporation, expôs uma informação muito reveladora: em 2020, o volume de dados produzidos no mundo on-line será 20 vezes maior do que a quantidade de dados manipulados atualmente. Diante desta realidade, é vital pensar nos meios que poderão ser utilizados para enfrentar a este desafio.

Neste novo ambiente de negócios, as áreas de Marketing e Vendas correm grandes riscos, pois a maneira tradicional de captar e conquistar clientes mudou de tal modo que hoje são os consumidores que ditam as regras do jogo e não mais as marcas. Sendo assim, quem não conseguir aproveitar a informação de imediato e capitalizá-la a seu favor se arrisca a ficar fora do mercado.

A nuvem veio para facilitar a disposição e a interpretação dos dados por causa de sua capacidade para adaptar-se a todo tipo de ecossistema digital. Desta forma, ambas as áreas obtém apenas a informação que necessitam em tempo real, ganhando flexibilidade no desenvolvimento e implementação de estratégias, bem como agilidade para a tomada de decisões e colaboração para melhor execução dos planos.

Para isto, uma excelente alternativa, com benefícios comprovados em favor do negócio, é a adoção de aplicativos como o CRM na nuvem, pois adquirem capacidades únicas em sua categoria como a possibilidade de alinhamento de quotas, incentivos e territórios de acordo com os objetivos de negócios, ou ainda de identificar oportunidades de negócios e fazer vendas cruzadas. Estas soluções também permitem a detecção de clientes diferenciados (classe premium), visão de 360 graus sobre os clientes e comunicação nítida e direta entre Marketing e Vendas, o que viabiliza a execução de campanhas em múltiplos canais.

Ao optar por um CRM na nuvem, a empresa consegue ainda analisar uma multiplicidade de perfis para melhor compreensão das necessidades e expectativas de cliente, aprimora e qualifica a administração de dados e obtém maior previsibilidade a partir de análises robustas, que podem ser acessadas em tempo real por dispositivos móveis. Além disso, é possível estabelecer ambientes colaborativos para um melhor compartilhamento de informações entre integrantes da área e consumidores e ter segurança na manipulação de dados públicos e confidenciais.

Tudo isto é possível contratando uma solução de última geração para gerenciar as relações com os clientes, conforme a necessidade da empresa e pagando especificamente pelo uso. Somente esta solução já contribui de maneira efetiva e mensurável para a criação e implementação de estratégias de Marketing e Vendas mais assertivas e bem-sucedidas. Com o intercambio de informações em ambientes colaborativos, conhecimento integral do cliente e de seu comportamento do mercado é mais fácil atender de maneira praticamente instantânea as demandas de consumo e propiciar experiências mais satisfatórias e interessantes aos clientes. A consequência é maior interação com os consumidores e o fechamento de maiores volumes de negócios nos quais todos saem ganhando.

Fonte: Mundo do Marketing