Fuja destes 6 micos financeiros de qualquer jeito

9 de dezembro de 2013

Conheça seis transações que parecem um excelente negócio, mas só para quem vende estes produtos e serviços

Homem faz conta em calculadora em mesa cheia de recibos

Faça as contas para descobrir se um investimento é realmente rentável

Que tal colocar seu dinheiro em um título de capitalização, que rende como a poupança e ainda dá a oportunidade de concorrer a prêmios de milhares de reais? Ou levar uma exclusiva garantia estendida para não ter de se preocupar com nenhum problema que possa acontecer com a geladeira que você acaba de comprar?

Esses exemplos têm duas coisas em comum: parecem ótimos negócios, mas, na realidade, não são vantajosos para o consumidor. Entenda, a seguir, por que alguns produtos e serviços financeiros são sinônimo de prejuízo ou não representam ganhos para você e saiba quais são as melhores alternativas para substituí-los.

Título de capitalização

Seu gerente garante que o título tem o mesmo rendimento da poupança e, como o valor mensal é debitado de sua conta, pode funcionar como uma poupança forçada. Isso sem falar na chance de ganhar prêmios.

Por que é mico?

Apenas 90% de seu dinheiro será corrigido. O restante é cobrado como taxa de administração, de carregamento e cota de sorteio. Se você precisar retirar o dinheiro antes, ainda tem de pagar multa, que pode levar até 80% do valor investido. Mais: a chance de ter seu título
sorteado é de uma em 75.000.

Alternativa 

Poupança. “Lá, 100% de seu dinheiro vai ser corrigido e você não paga multa se tiver uma emergência e precisar retirar uma parte”, afirma Adriano Gomes, professor de finanças da ESPM.

Leia na integra aqui.

Fonte: Exame.com