Dicas para a contratação de funcionários

10 de dezembro de 2013

A contratação de funcionários é uma medida a ser tomada para aumentar ou melhorar os resultados de uma empresa e não para criar um problema. Por isso, torna-se fundamental uma criteriosa análise da necessidade da empresa em relação à própria estrutura.

O empresário deve identificar a necessidade diante dos resultados esperados e levar em conta os resultados obtidos com a equipe atual. A empresa pode ter diferentes necessidades: criar um cargo novo; procurar um profissional para substituir outro; ou suprir uma demanda emergencial, por prazo determinado. Por isso, há diferentes tipos de relação empregatícia entre empresa e indivíduo:

– efetivo do quadro;

– estagiário (estudante em busca de experiência profissional);

– terceirizado (contratado por meio de empresa provedora de mão de obra);

– temporário (contrato por tempo determinado).

Definição do perfil do profissional

Certa da necessidade de contratação, a empresa precisa:

– identificar as tarefas, as características do profissional e as responsabilidades inerentes à função;

– fixar os resultados que se espera do ocupante do cargo e estabelecer os conhecimentos necessários ao profissional;

– considerar as características pessoais (facilidade para trabalhar em equipe, visão ampla das situações, comunicação, liderança, atitude pró-ativa diante dos problemas, entre outras), levando em consideração a cultura da empresa;

– definir a remuneração, os benefícios e a linha futura de aproveitamento do profissional;

– estabelecer o horário de trabalho.

Cabe à empresa determinar as pessoas que farão parte do processo de seleção. Se for o caso, envolva aqueles que trabalharão diretamente com o profissional, pois eles têm informações sobre o dia-a-dia da atividade e poderão auxiliar no levantamento da necessidade imediata.

Fonte: SEBRAE