Estamos próximos de um dos períodos mais esperados pelo comércio varejista: o Natal. Nessa época, tradicionalmente, o faturamento deste segmento pode atingir níveis altíssimos, e em 2013 os números apontam para um crescimento ainda maior do que o ocorrido nos últimos dois anos, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (PortalCNDL).
No entanto, esse sucesso de faturamento vai depender diretamente da preparação das empresas para atenderem às expectativas dos consumidores neste período.
Mesmo que seus clientes ainda não estejam realizando compras com foco no periodo de festas, como um bom empreendedor, você precisa saber que as estratégias de marketing devem começar bem cedo. Com base nisso, as dicas a seguir ajudarão você a planejar suas estratégias, buscando estreitar o relacionamento dos clientes com a sua empresa e claro, aumentar suas vendas.
1. Repense seu planejamento
Reveja como está a imagem da sua marca nos canais digitais, e aumente ainda mais a sua presença neles. Promova seus produtos através das mídias sociais, SMS e e-mail marketing. Crie sempre conteúdo de valor e analise o engajamento de cada cliente, não esquecendo de uma regra simples: “Relevância = Receita”. Aproveite a oportunidade para incluir algumas ofertas de Natal em suas campanhas. Destacar os presentes “quentes” para a temporada pode incentivar a compra antecipada de alguns itens.
2. Incorpore o espírito natalino
Considere a possibilidade de lançar um microsite ou aplicativo dedicado ao tema, o que vai impulsionar ainda mais o engajamento dos clientes. Inclua imagens nos e-mails enviados e defina o layout como se fosse a sua loja física decorada com motivos natalinos, sinalizando ao cliente ou prospect que já está hora de pensar nas compras de Natal. Se você oferecer presentes sob medida ou personalizados, esclareça quanto aos prazos de entrega. Condições especiais como frete grátis ou embalagens diferenciadas também são boas opções.
3. Facilite a compra dos presentes
A venda direcionada é perfeita para aqueles que deixaram as compras para a última hora e não sabem o que levar. Com algumas perguntas estratégicas é possível orientar esse consumidor a encontrar o que ele precisa, encorajando-o também a retornar para futuras compras. Lembre-se da agenda cheia desses clientes e envie lembretes que informem as datas de compra que possibilitam receber o produto antes do feriado. E com a proximidade da data, encaminhe e-mails com desejo de boas festas, sem nenhum apelo de vendas. O cliente vai entender o valor da mensagem e, com certeza, retornará sempre que possível.
4. Comemore o Ano Novo
Continue impulsionando as vendas com promoções pós-feriado ou com e-mails personalizados, enviando sugestões de produtos complementares ao que já foi adquirido. Informe também sobre prazos para a devolução e troca de presentes. E por fim, lembre-se: o Natal é uma grande oportunidade para as empresas aumentarem os seus lucros anuais e, principalmente, criarem relações duradouras com os clientes. Ao se comunicar com eles, fornecendo informações relevantes, você pode garantir sua fidelidade e gerar novos negócios.
Fonte: Making OFF On Line – Por Edson Barbieri, Managing Director da ExactTarget LATAM, provedora global de soluções SaaS (Software as a Service) para marketing digital interativo cross-channel, Vice-Presidente da ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto, e Conselheiro da Câmara-e.net.