4 passos para saber se o seu negócio dará certo

13 de dezembro de 2013

Especialistas listam os principais passos para verificar se a sua ideia de negócio terá demanda

Homem olha diferentes tipos de lâmpadas

Muitos empreendedores têm uma ideia de negócio e não sabem se devem dar o próximo passo. Uma das principais incertezas é se a empresa terá clientes ou não. Fabiano Akiyoshi Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP, explica que com muita pesquisa é possível ter uma noção se o mercado que você deseja atuar tem potencial.

Para Victor Trujillo, professor de pesquisa de marketing da ESPM, o mais importante é avaliar a viabilidade financeira do negócio. “Muitas PMEs morrem não é por falta de mercado consumidor e sim porque o negócio como foi desenhado não funcionava”, explica. Veja outras recomendações dos especialistas.

1. Pesquise muito

Dependendo do segmento do negócio, associações comerciais, prefeituras, sindicatos e até o IBGE são algumas fontes que podem ajudar o pequeno empresário a coletar informações sobre o mercado que deseja atuar.

Se a ideia do produto ou serviço é muito inovadora e não há base para pesquisa, Trujillo recomenda que o empreendedor busque uma referência com outros negócios parecidos. “Coisas muito inovadoras geralmente são uma derivação ou uma continuidade de uma coisa que já existe”, completa.

2. Teste o seu produto ou serviço

Não é preciso gastar muito para que o empreendedor perceba se a sua ideia terá aceitação ou não. Com base no conceito de lean startup é possível utilizar práticas e testar o seu produto ou serviço.

Para Nagamatsu, uma maneira barata é frequentar eventos como feiras e congressos em que o empreendedor possa apresentar o que ele deseja vender para o seu público-alvo. “Esses locais podem ser um bom lugar para saber o feedback do público”, explica.

3. Avalie a viabilidade financeira

Observe os concorrentes e, a partir daí, calcule uma prévia do ticket médio ou de quanto será preciso vender para ter o capital necessário para que a empresa funcione. Visitar dois ou três estabelecimentos e observar o movimento da loja é uma opção.

O desafio é desenhar o estabelecimento de forma que ele se viabilize financeiramente. “No caso de uma cafeteria, por exemplo, saiba quanto precisaria vender e quantas pessoas precisariam ser atendidas”, questiona Trujillo.

4. Coloque tudo no papel

O plano de negócios pode ajudar o pequeno empresário a ter mais clareza do que ele precisa pesquisar mais. “No modelo canvas [tipo de plano de negócios para startups], a própria estrutura permite mudar muito rápido. No caso de empresas de tecnologia, por exemplo, elas têm que se adaptar muito mais rápido”, afirma Nagamatsu.

Abrir o negócio e deixar todas essas etapas para depois pode custar muito tempo e dinheiro para o empreendedor. Trujillo afirma que uma pesquisa mais elaborada, mas tardia, pode ser bem menos útil para o empresário.

Fonte: Exame.com – PME