Calote tem maior queda em quase 2 anos

13 de dezembro de 2013

tp_Sera_que_os_juros_cairam_mesmoO maior rigor dos bancos na concessão de crédito e as intensas campanhas de renegociação de dívidas levaram a inadimplência do consumidor a ter uma queda de 3,22% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2012, segundo pesquisa nacional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Foi a maior retração registrada na série histórica do SPC Brasil, que considera inclusões de CPFs de consumidores inadimplentes desde janeiro de 2012. O índice leva em conta mais de 150 milhões de consumidores cadastrados em 1,2 milhão de pontos de venda.

Segundo o presidente da CNDLRoque Pellizzaro Júnior, com os juros mais altos, os bancos se tornaram mais criteriosos para conceder empréstimos. Esse aperto resultou na queda acentuada da inadimplência no segundo semestre. Até março, no entanto, a trajetória do calote havia sido de alta.

Vendas. Em novembro, as vendas no varejo subiram 2,60% na comparação com igual mês de 2012, aponta aCNDL. Na análise dos economistas da CNDL, esse crescimento deve ser considerado como moderado, um vez que em novembro de 2012 a taxa havia sido de 8,26%.

Fonte: O Estado de S. Paulo