Não é só dos grandes veículos da imprensa que vive a notícia.
A Internet cresceu e se tornou um importante forma de divulgar releases e artigos, seja em portais de notícias ou nas mídias sociais. Entretanto, muitos clientes das agências de comunicação ainda se mostram reticentes às novidades. A crença é de que a foto estampada em um jornal ou revista impressa tem mais repercussão do que estar na Internet.
O desafio atual é quebrar o mito. Pretendemos neste post mostrar cinco diferenciais que convencem sobre a importância do esforço de divulgação via Internet.
1 – Alcance
Vejamos alguns exemplos:
O portal Exame é um dos mais acessados no Brasil e é constantemente atualizado. A notícia mais acessada em 24 horas chega a atingir um público de cerca de 200 mil pessoas. Em um mês, mais de 1,6 milhão de pessoas leem a notícia top.
Os números de acesso surpreendem e, com certeza, ultrapassam a quantidade de leitores da revista.
Com outros veículos não é diferente. O Valor Online também supera os números de impressão do jornal. Tal fato fica mais evidente quando pensamos na dificuldade logística de entregar a assinatura em outros estados brasileiros fora de São Paulo, onde fica a sede do jornal.
A internet não tem fronteiras. É possível que sua notícia chegue ao outro lado do mundo no mesmo instante que foi publicada, e a grande vantagem é que você pode monitorar essa exposição.
2 – Acessibilidade
Os veículos online, além de conseguir abranger um número maior de leitores que verão o seu release, são também mais acessíveis quando as pautas são sugeridas. Os jornalistas destes meios de comunicação precisam divulgar inúmeras notícias diariamente e, assim, ideias de pautas tornam-se bem vindas.
Além disso, há outro simples fato: os veículos online não têm limitação de espaço.
Estas duas questões deixam evidente que a tarefa de emplacar sua sugestão de pauta torna-se menos árdua no online. Sua notícia/release terá uma probabilidade maior de estar na mídia.
3 – Efeito viral
Outro fato que dá força à divulgação na Internet é o aumento da penetração da notícia através do efeito viral, ou seja, das réplicas em outros veículos e blogs. Muitas das publicações feitas em grandes mídias online são reproduzidas integralmente em sites menores. Este fato amplifica o alcance do release.
Sem contar que a segmentação do mailing permite que você envie para públicos específicos, aumentando assim a efetividade do retorno e prováveis replicações.
4 – Interatividade
Assim, outros amigos (provavelmente com interesses em comum) que não haviam visto a notícia, podem ter acesso à publicação e comentar.
Através deste tipo de interatividade, é possível saber o que os leitores pensam, e a repercussão do fato noticiado.
5 – Novas tecnologias
Com a popularização dos tablets e celulares que dão acesso à Internet amplifica ainda mais o número de pessoas que leem notícias online.
A caminho do trabalho, muitos aproveitam o percurso para chegarem informados, seja aquele que usa metrô, táxi ou motorista no trânsito das grandes cidades.
Fonte: Comunique-se