Os 4 principais medos dos empreendedores

17 de dezembro de 2013

Receio da sua empresa não ter clientes é um dos principais medos dos empreendedores iniciantes

Homem com dor de cabeça

A decisão de abrir o próprio negócio não é fácil e a sensação de frio na barriga, por conta das incertezas, nem sempre passa. Não fazer comparações, planejar bem cada passo e fazer uma autoavaliação são algumas maneiras de driblar o medo na hora de empreender.

Para Renê José Rodrigues Fernandes, diretor de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), um dos principais receios dos empreendedores é de largar a segurança de um emprego para tocar o próprio negócio.

Pamella Gonçalves, gestora de Pesquisa e Políticas Públicas da Endeavor, conta que tanto aqueles que desejam empreender quanto aqueles que já estão no universo do empreendedorismo têm um receio em comum: a possibilidade da falência do negócio. Veja outros medos que os empreendedores sentem.

1. Incerteza em relação à renda

Ter o próprio negócio não significa ter um salário muito alto e regular. O retorno financeiro de uma pequena empresa ou startup pode levar um tempo e, às vezes, pode até mesmo não acontecer da forma que foi planejado.

Uma pesquisa da Endeavor feita em parceria com o Ibope Inteligência, sobre os perfis e percepções dos empreendedores brasileiros, mostra que 30% dos entrevistados apontam que o principal risco para quem deseja empreender é a incerteza em relação à renda. Divulgado em maio deste ano, o estudo teve como base entrevistas de mais de três mil pessoas, entre empresários, potenciais empreendedores e empregados.

2. Medo de fracassar

Para muitas pessoas, o fracasso é associado a uma experiência ruim e que não deve ser lembrada nunca. “Mesmo fracassando você pode aprender muita coisa”, resume Fernandes.

Leia na íntegra aqui.

Fonte: Exame.com