É chegada a época do ano em que, a cada dia que passa, o comércio fica mais aquecido, principalmente por conta das compras de Natal. Para que as vendas também caminhem nesse ritmo, é importante que os gestores preparem seus profissionais e tracem estratégias bem definidas para que o estabelecimento dê conta da demanda e os números cresçam.
Um fator importante para “entrar no clima” e atrair a clientela são decorações em clima natalino. As lojas devem preparar suas vitrines com adereços, cores temáticas, e buscar meios de atrair a atenção dos compradores. Como o fluxo de pessoas será maior nas próximas semanas e haverá mais produtos a serem oferecidos, é preciso ganhar destaque para conquistar um maior número de clientes.
No entanto, o bom atendimento é um item mais importante que qualquer decoração, já que é primordial para uma negociação assertiva. Cada comprador tem um motivo que o leva até a loja e o papel do vendedor é conseguir detectá-lo, para que assim ele consiga proporcionar uma total satisfação ao consumidor.
Ser criativo, ter bons argumentos, apresentar opções interessantes e personalizadas são atitudes que fazem toda a diferença e tornam o processo de compra mais prazeroso. Mesmo que o comprador entre em uma loja atrás de itens mais baratos, mostre-lhe os outros de valores superiores. Isso fará com que conheça a variedade dos produtos disponíveis.
As facilidades no pagamento também são fundamentais. Principalmente nesta época do ano, a procura por parcelamento é ainda maior. Portanto, preparar-se para oferecer esta possibilidade é essencial. Além disso, os estoques precisam estar abastecidos, pois a demanda exige planejamento e estrutura. Desta forma, fique atento às movimentações do mercado e trace estratégias de negócios de acordo com a realidade do setor. Evite deixar o cliente na mão quando procura por um produto, isso não será bom para a imagem do estabelecimento.
Por fim, é bom lembrar que dar estímulos aos vendedores é o principal caminho para bons resultados. Treiná-los para elevar as vendas aumentando o ticket médio é importante. Neste final de ano – e sempre – busque mostrar a variedade e satisfazer ao máximo seu cliente, para que assim ele deixe de ser um consumidor esporádico e torne-se um cliente assíduo de seu estabelecimento.
Fonte: Varejista.com – Por Mário Rodrigues, vendedor profissional, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) e treinador de vendas.