Treine mais

3 de janeiro de 2014

É fato. Existem tantas maneiras de aprender quanto lições a ensinar. Eu, por exemplo, aprendo e me inspiro lendo sobre como outras pessoas fazem seus trabalhos. Adoro saber como começaram, erraram, insistiram, acertaram e finalmente imprimiram uma marca pessoal.

Lendo essa gente, presto bastante atenção na parte do sucesso delas. Nos elementos e experiências que tornaram aquele profissional digno de um perfil redigido – lembrando que perfis são fotos tiradas com palavras.

Percebo que a parte do sucesso costuma ser coincidente com a duração do esforço. Sendo que entendo sucesso como qualidade do trabalho, sem necessariamente resultar em fama e dinheiro. Pois para ter fama e dinheiro é necessário que mais um ingrediente apareça. A sorte.

Mas a sorte não visita a todos. Então é melhor contar com o esforço do que com ela. Explico melhor, não há excelência sem trabalho. Todas as pessoas nascem com talentos mas, excetuando uma minoria de gênios, para desenvolver os talentos será necessário treinar e treinar.

Por mais custoso e chato que seja, o aperfeiçoamento caminha passo a passo. Mais para tartaruga do que para avião. Então, o desenhista das tirinhas que nos fazem morrer de sorrir, desenha todos os dias na prancheta ou no computador.

A atriz que chora tão convincente quanto gargalha, ensaia todos os dias. A cronista de textos ligeiros, passa horas lendo textos profundos. Treinam também o leitor, o espectador, o ouvinte. Pois por toda vida se aprende a ler, ver, ouvir.

O segredo de fazer bem está na disciplina de fazer todos os dias, acreditando numa melhora que às vezes levará décadas. De devotar uma dedicação amorosa ao seu ofício. Sem o luxo de sábados e domingos e sem a escravidão de bater pontos físicos ou eletrônicos.

Talento trabalhado é atleta no treino. É suor mesmo sem gota. Concentração na matéria escolhida. Percepção de que saltar do ruim para o médio é fácil. Do médio para o bom é mais difícil. Do bom para o ótimo é dificílimo.

Tentar alcançar a excelência naquilo que fazemos é tarefa enorme, na qual nem o mais poderoso talento dará conta. Ele terá que arranjar um parceiro que responde pelo nome de trabalho. Talento que dá certo é talento que treina.

Imagem: Régine Ferrandis.
Fonte: Yahoo!