Como falamos anteriormente (aqui e aqui) o Plano de Negócios não é o primeiro documento para quem está começando uma empresa; ele é importante pois será a estratégia inicial da empresa depois de certo tempo maturando a ideia e saindo do lugar, mas não, não é o primeiro.
O primeiro documento é uma apresentação em power point sucinta sobre sua ideia, com o objetivo principal de receber críticas e sugestões sobre o desenvolvimento do seu negócio. Suas principais características são:
Forma (simples e objetiva)
Ela deve ter pouquíssimo texto e passar uma mensagem por slide (sim, só uma!)
Escreva com uma fonte grande o suficiente para que quem esteja vendo enxergue tudo muito bem
Não leia sua apresentação. Pessoas normalmente leem mais rápido do que você fala
10 slides é o ideal! Já que você vai passar uma mensagem por slide, mostraremos que 10 são suficientes (abaixo, na parte de conteúdo)
Até 20 minutos para apresentar: seu objetivo é ouvir o que a outra pessoa tem pra falar, então gaste a maior parte do tempo nisso e não enchendo-a de informação desnecessária.
Conteúdo (10 coisas que você precisa colocar na apresentação)
Capa (inclua seu contato nela)
O problema que você está resolvendo
Qual é a sua solução
Qual seu modelo de negócio
O que torna sua “coisa” diferente das outras
Estratégia de entrada no mercado e de vendas
Quais são seus concorrentes
Quem é a equipe
Projeções e marcos
O que você já fez até agora e qual o cronograma pro futuro próximo
Extra
Não tenha medo de expor sua ideia. Espalhe sua ideia – muito melhor você testar se ela vale a pena, do que tentar protegê-la contra roubo e acabar construindo algo não comercializável
Apresente sua ideia muitas vezes. Quanto mais vezes você falar sobre sua ideia, mais feedbacks e sugestões você recolherá e mais naturalmente você o fará
Seja mutável, aceite feedbacks. De nada adianta você conversar com inúmeras pessoas se você simplesmente ignora suas sugestões – de duas uma pra você ignorar algo, ou você não ouviu nada útil e aí precisa procurar pessoas boas, ou você é cabeça-dura e aí você vai persistir numa ideia e provavelmente não se dar bem (sim, existem pouquíssimas exceções).
Essa foi nossa experiência durante os primeiros passos da empresa – e vocês, que sugestões podem dar?
Fonte: Saia do Lugar