Medo de se desligar durante as férias? Saia dessa

27 de janeiro de 2014

Quase metade dos brasileiros tem receio de sair de férias. Entenda como se livrar desse sentimento e aproveitar o descanso

André, da Howden

André, da Howden: comprometimento com o trabalho sacrifica as férias

Após dois anos e meio de trabalho na filial brasileira da Howden, multinacional escocesa fabricante de ventiladores e compressores industriais, o engenheiro carioca André Mostavicius, de 32 anos, só conseguiu tirar 18 dias de recesso até hoje, ou seja, quase dois meses a menos do que é previsto pela Constituição.

A lei brasileira determina 30 dias de descanso para cada 11 meses trabalhados. “Raramente peço folga porque meu volume de trabalho é muito grande e, como o escritório é pequeno, não tenho para quem delegar tarefas”, afirma André. “Sacrifico as folgas porque sou comprometido com o mercado, mas admito que esse comportamento desgasta minha vida pessoal e me faz perder o foco também no trabalho.”

A preocupação em não deixar o empregador ou os clientes na mão é apenas um dos muitos motivos que levam profissionais a se sentir apreensivos quando ficam longe do escritório. O medo de tirar férias é um fenômeno que atinge 41% dos profissionais brasileiros, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Isma-BR, associação internacional dedicada ao estudo do estresse.

A pesquisa — que contou com a participação de 745 trabalhadores de São Paulo e Porto Alegre — revelou que 53% dos profissionais evitam folgar porque preferem estar disponíveis para opinar sobre assuntos importantes. Para outros 24%, o receio surge quando há iminência de cortes no quadro de funcionários da empresa.

Os workaholics representam 17% da amostra e demonstram dificuldade de se afastar do serviço. Os 6% restantes preferem evitar possíveis conflitos gerados por uma convivência prolongada com seus familiares. Apesar de a fobia das férias ser algo recorrente, ninguém admite isso publicamente.

Leia na íntegra. 

Fonte: Exame.com