Vendas de shoppings crescem 8,6% no país em 2013, diz associação

31 de janeiro de 2014

Mercado registrou faturamento de R$ 129,2 bilhões. Vendas, contudo, desaceleraram em 2013; em 2012, alta foi de 9,97%

O mercado de shopping centers brasileiro registrou faturamento de R$ 129,2 bilhões em 2013, o que representa uma alta de 8,6% (crescimento nominal, ou seja, sem considerar a inflação) nas vendas em relação ao ano anterior, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (30) pela Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).

O número, no entanto, representa um crescimento menor do que o observado em 2012, quando houve avanço de 9,97%. “O resultado de 2013 é absolutamente consequência direta da desaceleração da economia”, avaliou o presidente da Abrasce, Luiz Fernando Veiga.

Ao longo do ano passado, foram inaugurados 38 novos empreendimentos no país, alcançando 495 shoppings em operação no Brasil, em 173 cidades. Roraima é o único estado que ainda não possui um shopping.

A Abrasce prevê crescimento de 8,3% nas vendas em 2014 e informa que há atualmente 42 empreendimentos em construção que serão inaugurados a partir deste ano.

O número de frequentadores de shoppings no país saltou de 398 milhões de visitas por mês em 2012 para 415 milhões mensais em 2013, crescimento de 4,2%, aponta o censo Abrasce 2013/2014.

Fora das capitais

Vendas de shoppings desaceleram em 2013, aponta Abrasce (Foto: Reprodução)

O balanço mostra ainda que, no final de 2013, 50% dos shoppings estavam localizados em capitais e 50% em outras cidades. Segundo a associação, pela primeira vez esse percentual é igual.
Ao final de 2014, com mais 40 inaugurações previstas para o ano, 276 estarão instalados em cidades do interior, diante de 259 empreendimentos em capitais, segundo a associação. A interiorização seria uma tendência desses empreendimentos, diz a entidade.

Embora os shoppings estejam se espalhando pelo país, os empreendimentos e as vendas continuam concentradas no Sudeste, que reúne 274 unidades, cujo faturamento somou R$ 75 bilhões em 2013.

Público

O censo da Abrasce aponta que 41% dos frequentadores de shoppings são da classe B. A classe C representa 37% do publico e a classe A, 22%.

“Observamos um crescimento da classe C, mas historicamente a classe B sempre foi o maior público”, disse Veiga.

O sábado é o dia com maior público, recebendo 24% dos visitantes da semana. A sexta-feira reúne 16% dos frequentadores e o domingo, 14%.

Fonte: G1