Uma loja que serve café, sempre deixa marcas

7 de fevereiro de 2014
ONDV_Artigo_Foto_Pedro_Café_0114

Mais uma pesquisa afirma que o café pode aumentar a capacidade do cérebro para armazenar memórias de longo prazo. As pessoas que receberam doses de cafeína depois de olhar para uma imagem, foram melhores em distingui-las de outras similares no dia seguinte. É o que aponta um estudo recentemente publicado na revista Nature Neuroscience.

Uma ou duas xícaras de café podem aumentar a capacidade do cérebro para armazenar memórias de longo prazo, é o que dizem os cientistas da Universidade Johns Hopkins em Baltimore, USA.

Michael Yassa, que liderou o estudo, usou voluntários que não eram consumidores pesados de cafeína ​​e a quem foram mostrados uma rápida seqüência de fotos em uma tela de computador. As imagens incluídas uma enorme variedade de itens, como um martelo, uma cadeira, uma maçã, um cavalo marinho, um pato de borracha, um carro e por aí vai. Quando cada imagem passou na tela, a pessoa que assistia tinha que dizer se o objeto foi encontrado normalmente dentro de casa ou fora. Eles não foram convidados a memorizar as imagens. No fim da tarefa, cada voluntário recebeu uma pílula de 200 mg de cafeína (uma xícara de café típica contém cerca de 150mg de cafeína) ou um placebo.

E no dia seguinte, os cientistas trouxeram novamente os voluntários ao laboratório para ficar em frente ao computador. Desta vez, a seqüência de imagens incluiu muitos objetos que tinham visto no dia anterior, mas também alguns eram novos e outros ainda eram semelhantes. Em algumas eram o mesmo objeto, mas de um ângulo diferente, enquanto outras eram de um tipo similar de objeto, como por exemplo, um desenho diferente do martelo do que eles tinham visto antes.

Depois de vistas as imagens no dia seguinte, os voluntários tinham que dizer se cada uma era nova,  mesma ou similar a uma que tinha visto no dia anterior. De acordo com o estudo as pessoas a quem foram ministrada cafeína, quando se tratava de detectar as imagens similares, tiveram cerca de 10% maior socore de acerto.

A teoria aqui é que a cafeína eleva no cérebro os níveis de um hormônio do estresse chamado noradrenalina, o que ajuda a memória a ser estabelecida. Pesquisas anteriores apontam que a cafeína estimula áreas do cérebro associadas à memória ( produção de dopamina ) e portanto nos ajudam a lembrar.

Mas, veja bem, o café sozinho não faz milagres, ele deve vir acompanhado de um ótimo atendimento, pessoas atenciosas, bons produtos, uma loja cheirosa, com iluminação perfeita. Ok? Sabe o motivo? Porque maus momentos também deixam marcas.

Vê se lembra do que eu te falei agora, viu!

Ah! E por favor. Quando quiser aplicar a sua marca numa xícara de café, faça isso pelo lado de dentro da xícara, porque enquanto o sujeito toma o café, ele olha a sua marca três, quatro ou cinco vezes.

Fonte: onegociodovarejo.com.br