10 coisas que as pessoas de sucesso fazem antes do café da manhã

19 de fevereiro de 2014

“De 20 executivos citados pela autora, 20% afirmam acordar antes das 6h”

Acordar cedo

De 20 executivos citados pela autora, 20% afirmam acordar antes das 6h. Isto porque eles são consumidos por uma série de compromissos, problemas, reuniões e telefonemas uma vez que chegam aos escritórios, considerando precioso todo o tempo que conseguem pela manhã, antes de ir para o trabalho. Resultado: manhãs produtivas, para pessoas como Bob Iger, CEO da Disney, ou Indra Nooyi, CEO da PepsiCo, começam pouco depois das 4h.

Fazer exercícios

Uma das atividades matinais mais comuns entre os poderosos entrevistados por Vanderkam são os exercícios, que variam de musculação a yoga. Pessoas com agendas extremamente apertadas preferem se exercitar neste horário, justamente para não perderem a chance de fazê-lo mais tarde. É uma questão de prioridade: se o exercício é importante, praticá-lo no início do dia impede que ele seja deixado de lado, com a desculpa da falta de tempo. Vanderkam explica que exercícios físicos antes do café da manhã ajudam na redução de estresse, combatem os efeitos de gordura e melhoram a qualidade do sono.

Trabalhar em um projeto prioritário

O início da manhã é o momento ideal para concentrar sua atenção em um projeto especial ou prioritário. Isto porque você provavelmente não será interrompido e poderá se dedicar 100% a ele. A empresária Debbie Moysychyn, citada por Laura Vanderkam em seu livro, decidiu fazer isto após ter problemas com reuniões de última hora e interrupções durante o dia, e passou a escolher aquilo que de mais importante ela tinha para resolver, de forma a fazê-lo logo após acordar. Assim, ela pôde se concentrar.

Um projeto pessoal também pode ser interessante. Se você gosta de escrever ou fazer artesanato, ou qualquer outra atividade pessoal, mas sente que não consegue encontrar tempo, pode tentar praticá-la pela no início da manhã, quando o seu dia ainda não começou oficialmente.

Passar tempo com o cônjuge e a família

Dedicar este horário para os filhos, quando você está descansado, além de ser benéfico para eles, faz com que o seu dia comece num clima mais descontraído. Ler histórias (dependendo da idade), conversar sobre o dia anterior e tomar café juntos são ideias para aproveitar o início do dia.

Conversar com o cônjuge neste horário é a escolha de muitos empresários e empreendedores pelo mesmo motivo: não há o cansaço acumulado do dia, e a cabeça está fresca e aberta para se conectar, de várias formas.

Praticar networking

Trocar festas e almoços com contatos importantes por encontros para o café da manhã é uma opção para vários entrevistados por Vanderkam. Isto porque o almoço pode ser uma interrupção e as festas regadas a bebidas álcoólicas geralmente são menos produtivas. Christopher Colvin, advogado de Nova York, vai todas as quartas à um encontro de networking matinal e diz sair de lá ainda mais renovado do que quando acordou e pronto para enfrentar o dia.

Meditar

Vanderkam conta que também conversou com pessoas que precisam parar e dedicar um tempo à sua mente. A meditação ajuda com a desconexão de listas mentais e problemas a serem resolvidos e por isso muitas das pessoas estudadas pela autora preferem ficar por um tempo em um local reservado e meditar. Manisha Thakor, da startup MoneyZen, por exemplo, faz uma sessão de meditação pela manhã, com exercícios de respiração e repetição de mantras.

Planejar e criar estratégias

De acordo com a especialista, um dos hábitos matinais dos executivos é pensar no futuro da empresa. A importância de traçar planos é grande para muitos dos entrevistados, que o fazem bem cedo porque, durante a manhã, eles estão menos estressados e com a mente mais fresca.

Escrever as coisas pelas quais são agradecidos

Expressar gratidão pode colocar as coisas em perspectiva e deixar a mente no lugar certo antes de começar o dia. A executiva farmacêutica Wendy Kay contou a Vanderkam que passa um bom tempo da manhã escrevendo sobre as pessoas, lugares e oprotunidades pelos quais agradece, e isto a faz chegar no trabalho com uma visão clara para si própria e sua equipe.

Checar o email

Apesar de vários gurus de gestão sugerirem deixar essa atividade pra depois, muitos executivos de sucesso começam o dia olhando os emails, geralmente procurando as mensagens que precisam de resposta mais urgente. A escritora Gretchen Rubin, por exemplo, que acorda às 6 horas, responde suas mensagens assim que sai da cama. De acordo com Rubin, esse hábito faz com que assuntos prioritários comecem a ser resolvidos logo cedo.

Informar-se das principais notícias internacionais

Twitter, blogs, sites e jornais impressos são as principais fontes de informação daqueles que gostam de se informar do que está acontecendo no mundo logo cedo. Este conhecimento do que se passa em escala internacional pode gerar oportunidades de negócio e por isso muitos executivos colocam o consumo de notícias como prioridade nas atividades do dia. Jeff Immelt, diretor-executivo da GE, tem o hábito de ler jornal e assistir à televisão. Já o líder da Virgin nos EUA, David Cush, ouve o rádio enquanto se exercita na bicicleta ergométrica.

Fonte: administradores.com.br