Como começar bem

25 de fevereiro de 2014

Para cumprir qualquer meta de carreira, dar o primeiro passo é o movimento mais difícil e decisivo

Tiago Leifert, apresentador da Rede Globo

Tiago Leifert: No programa The Voice, ele abriu uma nova frente de trabalho. E mostrou que a coragem de começar coisas novas faz a carreira avançar

O jornalista Tiago Leifert, de 33 anos, detesta pensar na possibilidade de errar ao vivo para todo o Brasil. Para evitar que isso ocorra, o apresentador dos programas The Voice Brasil e Globo Esporte, ambos da TV Globo, trabalha duro, pelo menos 12 horas todos os dias.

Dessa forma, se alguma coisa falhar, não terá sido por falta de preparo. “Trato o programa ao vivo como se fosse minha primeira final de campeonato”, diz Tiago. “Fico concentrado no hotel, almoço, janto, leio o roteiro, penso em tudo que pode dar errado em cada bloco do programa e para onde correr caso uma falha aconteça.”

Quando se deseja começar alguma coisa, a atitude mais difícil é dar o primeiro passo. Isso vale para uma tarefa banal ou para o mais ambicioso projeto de vida. As pessoas abandonam seus planos mais valiosos por achar que não conseguirão concluí-los. É um truque da mente. Quem cai nessa armadilha empaca e não inicia nada.

Diferentemente do que dizia um velho slogan publicitário, o mundo não é de quem faz. É de quem teve a coragem de começar. Tiago encontrou barreiras enormes em sua trajetória. No The Voice, teve dúvidas se acharia o tom certo para apresentar um programa de música depois de ter feito toda a sua carreira no esporte.

Também questionou se ficaria intimidado diante de Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Daniel e Lulu Santos, os músicos estrelados que compõem o corpo de jurados do programa. Passadas duas edições do The Voice, ele ainda se preocupa. O risco de errar está sempre presente, mas não o impede de fazer.

“Vou ao ar com o medo que senti no primeiro dia”, diz Tiago. O que o faz seguir em frente é a capacidade de digerir os erros. “Em TV, o mais importante é aprender a se perdoar”, afirma.

Na carreira, um erro pode ser um evento sério, mas não é a pior coisa que pode acontecer. Grave é não começar uma tarefa ou um plano por medo. A hesitação diante de um desafio leva a um estado de paralisia altamente prejudicial. Quando alguém busca iniciar alguma coisa — uma tarefa, um novo emprego, uma nova carreira ou um negócio —, a mente humana joga contra.

Leia na íntegra aqui. 

Fonte: Exame.com