Como as redes sociais podem ajudar a conhecer novas cidades

28 de fevereiro de 2014

Parte do charme de fazer turismo ou se mudar para uma nova cidade é conhecer os lugares diferentes que ela possui. No entanto, às vezes isso pode levar meses ou mesmo anos para acontecer. Atualmente, graças a Internet e as redes sociais, é possível apressar um pouco as coisas. Confira a lista que o TechTudo preparou com ações simples que podem ser feitas nas redes sociais para se manter informado sobre eventos locais, pessoas e lugares interessantes para visitar e conhecer.

Serviço permite compartilhar planejamento de viagem com amigos

 

Descubra todos os atalhos de teclado para bate-papo e domine o chat do Facebook (Foto: Pond5)

Descubra cidades novas com redes sociais (Foto: Pond5)

1. Fazer uma lista no Twitter

Criar uma lista no Twitter é uma forma rápida e prática de saber quais são os acontecimentos de uma determinada cidade. Organizar uma única lista (ao invés de seguir várias contas individuais) facilita muito o acompanhamento das programações de um local. Ao ter as informações centralizadas em um só lugar, a facilidade em alinhar seu interesse a agenda do lugar é igualmente maior.

Uma boa dica para a lista é, além de seguir instituições e órgãos oficiais da cidade, procurar incluir personalidades locais também, como músicos, blogueiros ou chefes de restaurante. Essas pessoas costumam publicar boas sugestões em suas redes sociais. Uma outra ação que pode ser feita é, após criar sua lista, manter um feed em seu TweetDeck ou HootSuite para os planos de última hora.

twitter paris

Lista no Twitter ajuda a ficar por dentro das programações locais. (Foto: Reprodução/Milena Pereira)

2. Salvar locais no Google Maps

Uma maneira fácil de manter o controle de locais visitados e locais que deseja visitar (como restaurantes, museus, teatros, atrações turísticas, etc), é salvá-los no Google Maps. O processo é bem simples de ser feito: basta que você conecte sua conta pessoal à sua conta do Google para poder salvar nomes, endereços e outros tipos localização do Google Maps.

google maps

No Google Maps é possível ver endereço, rotas e avaliações de lugares turísticos. (Foto: Reprodução/Milena Pereira)

Com isso, além de mapear visualmente a sua lista de afazeres, você também pode personalizar o seu mapa com os seus endereços pessoais. Por exemplo: quando você define os seus endereços de trabalho ou de casa, o Google Maps exibe automaticamente o trânsito e a duranção do deslocamento entre esses lugares, tanto para ida quanto para volta. Dessa forma, se você estiver em movimento e com sua conta do Google sincronizada ao seu telefone, basta acessar o Google Maps para ver o tempo de acesso e, ainda, quais locais inauguraram ao seu redor.

3. Ativar o IFTTT do iOS

No iOS, ativar o sistema de geo-localização IFTTT pode ser uma boa sugestão. O aplicativo lembra você de lugares para visitar quando estiver em uma determinada região. Para receber uma mensagem de texto ou e-mail com sugestões, por exemplo, você precisa apenas definir o “if” e o “then” (“se isso acontecer, faça aquilo”) e configurá-los de acordo com suas preferências.

Dessa forma, você pode definir no mapa do seu iPhone o seu local de trabalho, sua casa, clube, ou destino turístico a ser visitado, por exemplo, e programar ações do IFTTT para serem ativadas quando você estiver perto desses lugares.

IFTTT do iOS oferece sugestoes de atividades no mapa que você criou (Foto: IFTTT do iOS oferece sugestoes de atividades no mapa que você criou)

IFTTT do iOS oferece sugestoes de atividades no mapa que você criou (Foto: IFTTT do iOS oferece sugestoes de atividades no mapa que você criou)

4. Participe de grupos no Facebook

Quem conhece uma cidade melhor do que seus habitantes? Quando você está cansado das mesmas atrações turísticas, os moradores podem ter muito a te oferecer. Faça uma busca rápida nos grupos do Facebook que atendem a eventos locais e conheça as sugestões dos habitantes de lá.

Como os grupos do Facebook são bastante fáceis de criar e manter, eles são constantemente atualizados, o que os torna muito adequados para grupos que buscam ficar por dentro de eventos locais. Em algumas comunidades se faz necessário ter convite de amigos para fazer parte, ou fazer um pedido para solicitar adesão; de toda forma, os grupos são amigáveis e costumam acolher bem os turistas que buscam conhecer melhor suas cidades.

5. Pesquisar no Meetup e Eventbrite

Meetup é uma ótima maneira de conhecer pessoas que compartilham os mesmos interesses que você em uma nova cidade. Há um grande número de grupos Meetup para os mais variados interesses, desde a busca por emprego até a busca por pessoas que queiram te acompanhar em um concerto. Já o Eventbrite é uma outra plataforma para encontrar eventos que tendem a ter volumes maiores, como festivais ou concursos.

Encontre amigos locais com MeetupEncontre amigos em lugares que pretende conhecer com Meetup. (Foto: Reprodução/Milena Pereira)

 6. Buscar descontos no Scoutmob

Muito parecido com um Groupon para pequenas empresas locais, Scoutmob é ideal para você que pretende conhecer os Estados Unidos. A rede, que só abrange o território norte americano, oferece ofertas em restaurantes e lojas nas proximidades. Muitos dos negócios tem até 50% de desconto, e outros são totalmente gratuitos.

Uma dica para o Scoutmob é obter a versão dele para aplicativo móvel, porque muitas ofertas só estão disponíveis no aplicativo. Ainda é possível assinar o seu boletim informativo ou conferir o blog do Scoutmob, que contem posts sobre o que fazer no fim de semana, além de expor alguns perfis de lojas locais. Vale lembrar que o Scoutmob também possui uma loja online que oferece produtos variados, de roupas a peças de designers locais.

Scoutmob oferece boas sugestoes para os que vao para os Estados UnidosScoutmob oferece boas sugestoes para os que vão para os Estados Unidos

7. Ver atualizações no Yelp e Foursquare

Yelp e Foursquare são formas rápidas de encontrar, nas proximidades, destinos avaliados por clientes. Ainda que ambas as redes possuam bons sistemas de classificação de lugares para comer, nelas também é possível descobrir e classificar lojas, salas de concertos, museus, etc. O diferencial delas são os comentários de clientes, então uma boa dica é lê-los sempre antes de conhecer um novo lugar, escolher um prato, comprar um presente ou fazer uma assinatura de revistas, por exemplo.

Foursquare

Através da avaliação de outros usuários no Foursquare, veja quais são os programas aconselhados. (Foto: Reprodução/Milena Pereira)

Fonte: Mashable