Inglês é importante para todos. Veja dicas para aprender mais rápido

13 de março de 2014

Para especialista, frequência de estudo é mais importante que quantidade de horas

Cinema, stock(Thinkstock)

Internet, e-books, games, filmes, viagens. Tudo isso é muito bacana, mas pode ser desfrutado com mais eficiência e aproveitamento se quem usa sabe falar inglês com fluência.

Tanto no lazer como na vida profissional, hoje em dia, é impossível que as pessoas aproveitem bem todo o conteúdo que temos disponível se não souberem o idioma universal.

Edelson Finozzi, gerente da Cultura Inglesa de Sorocaba, diz que apenas a prática constante pode ajudar no aprendizado rápido e eficaz. Segundo ele, a frequência é mais importante que a quantidade.

No mercado de trabalho, o inglês é fundamental. Reuniões bilíngues e contatos internacionais fazem do profissional o mais bem cotado para promoções e viagens. Usar tradutor, nos dias de hoje, apenas em ocasiões especiais, como discussões em línguas menos faladas no mundo – ainda assim é bom aprendê-las também.

Imagine a seguinte situação: você é um profissional com grandes chances de ganhar uma promoção e essa oportunidade lhe escapa das mãos simplesmente porque você não sabe falar inglês?

Ou, durante uma viagem, conhece um grupo de pessoas e não pode se comunicar com elas também porque não fala o idioma?

Em qualquer momento da vida, é importante podermos nos comunicar com outras pessoas.

Veja aqui dicas de Finozzi para aprender o idioma com mais facilidade: 

— Assista a filmes com áudio e legendas em inglês;
— Use a internet para falar com pessoas e treinar o idioma;
— Baixe letras em inglês e pratique músicas que gosta;
— Leia tudo o que puder em inglês, mesmo que faça uso de um dicionário;
— Tome por hábito pensar em inglês. Cole o nome das coisas em inglês nos objetos da casa, como geladeira, TV, rádio, cama, chuveiro etc.;
— Tente criar uma rotina em que você tenha contato com o idioma todos os dias, nem que seja por cinco ou dez minutos. Frequência é mais importante do que quantidade de horas;
— Assistir vídeos no YouTube, de preferência tópicos que você gosta. Quanto mais você tiver interesse, mais aumenta a retenção do vocabulário aprendido;
— Deixe um livro ou uma revista na cabeceira da cama e tente ler uma pagina antes de dormir. Comece com livros equivalentes ao seu nível.Há no mercado livros bem acessíveis em inglês desde o nível básico até o avançado. É importante você pegar um livro de acordo com seu nível para que não precise usar o dicionário o tempo todo, o que desmotiva e faz com que a pessoa perca o interesse.

Fonte: R7