Programa ajuda empreendedoras a tomar decisões estratégicas

26 de março de 2014

Dell Women’s Entrepreneur Network forma rede de contatos para mulheres a frente de negócios de todo o mundo

A empreendedora Beatriz Cricci, da BR Goods, é uma das brasileiras participantes dos eventos da Dell (Foto: Divulgação)

Beatriz Cricci, de 45 anos, nunca havia imaginado encontrar seus ex-sócios em um tribunal. Fundadora e presidente da fabricante de divisórias de hospital BrGoods, a empresária diz que se viu numa situação complicada quando eles saíram da companhia para abrir uma concorrente na mesma cidade. “Ficaram um mês e foram embora”, afirma.

Sem saber como lidar com o problema, ela buscou ajuda na internet, em um grupo do LinkedIn chamado “Women Powering Business Network”. Lá, empreendedoras de diversas partes do mundo aconselharam Beatriz a entrar com uma ação judicial contra os ex-parceiros de negócio. “Consegui tomar a melhor medida para a minha empresa. Não teria tido coragem sem o apoio dessas mulheres.”

A Dell também merece parte do crédito pela decisão. O grupo no LinkedIn consultado pela empresária paulista é um dos braços do Dell Women’s Entrepreneur Network (DWEN), um programa criado pela companhia para mulheres à frente de negócios. “É solitário ser empreendedora, muitas vezes não se sabe onde buscar ajuda. A ideia é fazer com que as empresárias consigam ajudar umas às outras”, diz Carla Pineyro, diretora de marketing da companhia para a América Latina.

Lançado em 2010, o DWEN também realiza encontros regionais e um encontro global para que as empreendedoras possam se conhecer. Nesses eventos as participantes são escolhidas pela Dell. “São fundadoras e CEOs de empresas, com 50 a 500 funcionários, e um faturamento mínimo de R$ 3 milhões”, diz a diretora de marketing da companhia.

Grupo de empreendedoras selecionadas pela Dell no evento de Nova Delhi (Foto: Divulgação)

A fundadora da BR Goods foi uma das empreendedoras selecionadas. Além de participar dos encontros realizados em São Paulo, Beatriz esteve também em três dos quatro eventos mundiais. O primeiro de que participou foi no Rio de Janeiro, em 2011. Nos anos seguintes, em Nova Deli, na Índia, e em Istambul, na Turquia. Em junho, ela deve ir para Austin, capital do estado americano do Texas, encontrar outras 24 mulheres à frente de negócios. “É muito enriquecedor. Percebi o quanto é importante uma rede de contatos”, diz a empresária.

A americana Ingrid Vanderveldt que o diga. Fundadora do Green Girl Energy, uma empresa de soluções para empoderar mulheres pelo mundo, ela participou do primeiro encontro realizado pela Dell em 2010. “No ano seguinte, os quatro principais acordos que fechei na empresa vieram de contatos que fiz no evento”, afirma.

Carla Pineyro, diretora de marketing da Dell para a América Latina (Foto: Divulgação)

Nesses encontros, a Dell também organiza palestras sobre temas relevantes para o universo empreendedor. Assuntos como a formação de networking, o uso da tecnologia para melhorar seu negócio e como passar sua experiência adiante são alguns dos que já foram discutidos nos quatro eventos do DWEN.

Ao todo, 600 mulheres de onze países participam do programa – contabilizando os eventos regionais e mundiais e também os grupos nas redes sociais. Por enquanto, o Brasil é o único da América Latina, mas Peru, Colômbia e México devem entrar para a lista ainda este ano. “Na maior parte das nações, as mulheres empreendedoras ainda precisam de suporte para conseguir se destacar e atingir todo o seu potencial”, diz Carla Pineyro. “E é essa ajuda que a Dell quer prestar.”

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios