79% das empresas exigem inglês em recrutamentos na área de Marketing

31 de março de 2014

Conhecimentos no idioma são decisivos segundo levantamento da Michael Page, que teve como base mais de 1.000 ofertas de emprego abertas no site em 2014

As empresas que atuam no Brasil buscam cada vez mais profissionais com um segundo diploma, seja uma pós-graduação específica ou um MBA, assim como conhecimentos num segundo idioma. Na área de Marketing, 79% das companhias exigiram o inglês de candidatos em recrutamentos realizados este ano, segundo levantamento da Michael Page. A área está entre as que mais demandam a fluência no idioma. No topo da lista aparecem também as áreas de direito (84%), financeira (75%) e bancária (73%). A pesquisa teve como base mais de 1.000 ofertas de emprego abertas no site da consultoria em 2014.

As habilidades comportamentais do profissional também são decisivas na hora da contratação. A capacidade de gestão de pessoas ou processos é a mais valorizada, sendo apontada como um diferencial por 59% das empresas, registrando um crescimento de 17% em relação a 2012. O foco em resultado é a característica procurada em 29% dos recrutamentos, índice 3% menor do que o verificado há dois anos. A terceira colocação das habilidades mais desejáveis é ocupada pela liderança, com 22%, um salto de 8% em relação ao ano de 2012. Relacionamento interpessoal é um valor buscado por 12% das vagas e capacidade de execução com 11%.

Em relação a habilidades específicas, as companhias procuram pessoas com competências voltadas para a área de vendas, que lideram a preferência de 46% das empresas. Já os profissionais da área financeira (finanças, contabilidade, controladoria e balanço) respondem por 43% do interesse dos postos de trabalho; seguidos pelos da área de apoio a vendas (Marketing, planejamento estratégico, inteligência de mercado e comunicação), com 34%; e pelos do setor de construção e infraestrutura, com 22%. Profissionais especializados em TI correspondem a 11% da demanda.

Michael Page, pesquisa, carreira

Fonte: Mundo do Marketing