Toefl, Toeic ou Cambridge? Conheça os principais exames de proficiência da língua inglesa

31 de março de 2014

Para fazer negócios ou estudar fora, o inglês é fundamental

Inglês Toefl aula educação stock língua

Getty Images – Diversos exames fornecem certificados de proficiência na língua inglesa

Para viajar, fazer negócios ou estudar fora, o inglês é fundamental tem se mostrado cada vez mais fundamental. Atualmente, faculdades estrangeiras e empresas tendem a cobrar certificados de proficiência na língua inglesa para que as pessoas possam estudar ou trabalhar por lá. E não são poucos os certificados. Entre vários, destacam-se o Toefl (Test of English as a Foreign Language), o Toeic (Test of English for International Communication) e o Cambridge.

Os dois primeiros são oferecidos pela ETS (Educational Testing Service), organização sem fins lucrativos com foco em avaliações e desenvolvimento de políticas para a qualidade da educação. O segundo é capitaneado pela universidade inglesa homônima.

Mas qual a diferença entre eles? Eustáquio MÁrcio Pereira, tradutor/intérprete e professional e self coach do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), nos dá as dicas para saber como funciona cada um dos testes.

Antes de tudo, Eustáquio destaca que todas estas instituições de certificação internacional testam as quatro habilidades na língua inglesa de cada pessoa: duas passivas (escuta e leitura) e duas ativas (fala e escrita). Estes são os exames:

Toefl: Exame com foco mais acadêmico. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), inclusive, exige este exame para conceder algumas bolsas aos estudantes.

Toeic: Mais adequado ao perfil executivo, profissional. Nos exames, são testados jargões da área de negociação internacional e comércio.

Cambridge: O foco deste exame não seria nem profissional nem acadêmico. Quem costuma procura estas certificações são pessoas que querem dar aula de inglês, que querem se especializar nesta língua para o magistério em si. É dividido em cinco níveis de certificações
KET (Key English Test) — A pessoa sabe falar o nome, fazer perguntas simples. É o primeiro nível desta certificação;
PET (Preliminary English Test) — Nível intermediário, com uma cobrança um pouco maior que o KET;
FCE (First Certificate in English) — Pós-intermediário. Muitas escolas de inglês pedem ao menos este nível para o profissional dar aula. Apesar de ser pós-intermediário, é um exame bem puxado;
CAE (Certificate of Advanced English) — Nível avançado;
CPE (Certificate of Proficiency in English) — Certificado que comprova a proficiência na língua inglesa.

Eustáquio destaca, porém, que a cobrança do certificado é subjetiva. Não é regra que o Toefl seja cobrado apenas para fins acadêmicos, assim como o Cambridge para fins de magistério. Todos comprovam o nível de fluência na língua. As empresas e faculdades podem cobrar a certificação que lhes for melhor.

Fonte: R7