Com relação à Região Nordeste, o maior acesso ao crédito aparece como fator para o crescimento
No mês de março, o número de consumidores inadimplentes nas Regiões Norte e Nordeste cresceu 8,69% e 8,12%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do indicador mensal de inadimplência regional calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
A única região do País que registrou aumento inferior à média nacional (6,58%) foi a Sudeste, cujo crescimento apurado foi de 5,25%. Os estados do Sul apresentaram alta de 7,55% no número de pessoas inadimplentes e a Região Centro-Oeste, acréscimo de 6,64%.
Na avaliação da economista do SPC Brasil, Luiza Rodrigues, 2013 foi um período de baixo crescimento econômico para a Região Norte, fato que, somado ao maior acesso ao crédito nos últimos anos, pode ter contribuído para a forte alta de inadimplentes verificada no mês passado. “Entretanto, dados recentes mostram uma retomada da atividade econômica, o que pode reverter esse quadro.”
Com relação à Região Nordeste, o maior acesso ao crédito aparece como fator para o crescimento. Isso ocorreu apesar de os indicadores de atividade mostrarem que a economia local cresce a um ritmo superior a média nacional. “Mesmo com o desemprego em baixa e o aumento das contratações, algumas regiões, como o Nordeste, têm apresentado aceleração da inadimplência. O dado surpreende e preocupa”, diz Luiza.
Fonte: DCI Online