Brasil tem mais telefones por habitantes que EUA

25 de abril de 2014

celulares_foto-site-juliapetitO total de telefones por habitante usados no Brasil  superou o total registrado nos Estados Unidos, segundo pesquisa conduzida pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV-Eaesp. O país alcançou penetração de 158%, enquanto nos EUA a densidade é de 156%. O número abrange aparelhos fixos e móveis.

“Há dez anos, eu não imaginava que poderia divulgar uma coisa dessas. No Brasil temos hoje mais telefones do que nos EUA. Por diversos fatores, como os pré pagos”, afirma Fernando Meirelles, coordenador do estudo. Isso ocorre, segundo a FGV, pela diferença de tarifação praticada nos mercados de EUA e Brasil.

“A nossa política de tarifação provocou uma proliferação da compra de celulares nas camadas mais baixas da população. O consumidor compra uma linha de cada operadora e coloca R$ 10 de crédito em cada aparelho, mas só usa o serviço sem tarifa, para ligar para a mesma operadora. Nos EUA não é assim”, diz Meirelles.

No mercado americano, operadoras vendem linhas pré-pagas que permitem ligações gratuitas para todos os números do país, independentemente de serem fixos, celulares ou de empresas concorrentes.

Fonte: Gente & Mercado